Voltar

Com uma equipe de formação diversificada, a FSB oferece aos clientes a combinação equilibrada e experiência de jornalistas, profissionais de relações públicas, especialistas em pesquisa e marketing, designers e programadores visuais, web designers e planejadores digitais.

Uma equipe afinada de sócios e colaboradores com visão ampla do universo da comunicação corporativa e das mais atualizadas técnicas e mídias que ajudam a transformar a informação de cada cliente num sucesso possível e planejado.

Conheça os sócios da FSB seta

Francisco Soares Brandão

Sócio-fundador

Empresário e sócio-fundador da FSB, com ampla experiência no setor de comunicação.

Magno Trindade

Sócio-diretor

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Flávio Castro

Sócio-diretor

Pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Bolonha, Flávio é um jornalista com mais de 20 anos de experiência em empresas como O Globo, Gazeta Mercantil e Ernest & Young Consulting.

Tom Camargo

Sócio-diretor

Jornalista e profissional de propaganda e marketing, com mais de 30 anos de experiência no mercado corporativo. Tom trabalhou em redações de importantes jornais como Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Foi diretor da TVA (Grupo Abril) e diretor de Marketing do HSBC.

Marcos Trindade

Sócio-diretor

Administrador de empresas, pós-graduado em Finanças, especializado em planejamento.

Luiz Carlos Dutra

Sócio-diretor da FSB Consumo

Dutra fez a maior parte de sua carreira no mercado de consumo, atuando como diretor da Johnson&Johnson, vice-presidente da Unilever, onde, entre outros projetos, cuidou da implantação mundial da marca. Em sua última passagem, na Votorantim, foi vice-presidente das áreas de Marca & Comunicação (Interna e Externa), Mídia, Relação com Imprensa, Relações Governamentais e Sustentabilidade.

Conheça alguns dos nossos executivos:

Marcelo Tokarski

Diretor da FSB Pesquisa

Jornalista formado pela Unesp, com 18 anos de experiência em redações de jornais diários, passou por Folha de S. Paulo como repórter, Correio Popular , como repórter e editor, e Correio Braziliense como repórter especial de economia, editor de Primeira Página e editor de Cidades. Também atuou no Grupo DPaschoal e em campanhas políticas. Na FSB desde julho de 2013, é diretor de Pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, em Brasília.

Fernanda Lambach

Diretora

Jornalista e especialista em Jornalismo e Sociedade pela Universidade de Brasília. Trabalhou na Gazeta Mercantil e no Correio Braziliense, onde ganhou o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com o diário infantil Este é Meu!. Foi assessora parlamentar na Câmara dos Deputados, editora do site Plenarinho e coordenou as assessorias de Comunicação Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e do Ministério do Turismo. Ministrou aulas de Jornalismo e Ética na Faculdade de Comunicação da UnB. Atua principalmente nas áreas de Planejamento Estratégico em Comunicação, Prevenção e Gestão de Crise, Monitoramento e Análise Política.

Rachel Mello

Diretora

Diretora de planejamento em Brasília. Na FSB, foi diretora do Instituto FSB Pesquisa. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, jornalista. Atuou como chefe da Comunicação do Unicef e do BID no Brasil.

Renato Salles

Diretor Geral da FSB Brasília

Graduado em Administração de empresas, especializado em sistemas da informação e com mestrado em Gestão do conhecimento e da Tecnologia Informação. Atuou 15 anos em empresa de âmbito nacional, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções de Gestão para Administração Pública como gerente de projetos, gerente operacional, gerente executivo, diretor administrativo e diretor comercial.

Luciano Pires

Diretor da FSB Mídia&Análise

Foi repórter especial do Correio Braziliense, onde criou e manteve o Blog do Servidor. Antes, coordenou a editoria de Economia na sucursal do Jornal do Brasil, em Brasília. Atuou ainda como repórter de Economia e Negócios da revista Isto É Dinheiro. Foi editor de primeira página do site Agência Brasil.gov. Trabalhou como editor e coordenador do portal da Universidade de Brasília (UnB). Foi colaborador do site Pelé.net e repórter de política do site Panorama Brasil.

Tatiana Lobão

Diretora de Estratégia Digital

Cientista social que se rendeu aos encantos da comunicação. Pesquisadora, atuava com implementação de políticas públicas em estados e municípios. Foi assessora parlamentar e de comunicação pública no governo federal. Desde 2009, trabalha com marketing digital e redes sociais. Sua última experiência profissional antes de ingressar na FSB Digital, foi como gerente de novas mídias e redes sociais do Governo do Distrito Federal.

Sandra Barroca

Diretora de Núcleo de Atendimento

Formação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial. Especialista no trabalho de desenvolvimento e gestão de reputação e imagem, passando pela consultoria em comunicação, trabalho em redes sociais e, principalmente, assessoria de imprensa e construção de relacionamento com a mídia para empresas de setores com atuação de forte impacto socioambiental como mineração e construção.

Gabriela Wolthers

Diretora Geral da FSB Rio de Janeiro

Formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo. Com 14 anos de atuação na Folha de S.Paulo, trabalhou na sede do jornal em São Paulo e nas sucursais de Brasília e do Rio de Janeiro. Exerceu as funções de repórter, coordenadora de Política em Brasília, editora-assistente da editoria de Brasil, editora-adjunta da editoria de Brasil e diretora-adjunta (secretária de redação) da Sucursal do Rio de Janeiro. Desde 2007 na FSB, assumiu a diretoria geral do Rio de Janeiro em janeiro de 2015, sendo a responsável pelos escritórios de Ipanema e do Centro, que conta com mais de 300 colaboradores e 95 clientes.

Luciana Martinusso

Diretora de Núcleo de Atendimento

Jornalista e pós-graduada em Marketing pelo IBMEC, é especializada em Comunicação Empresarial. Tem mais de 15 anos de experiência em assessoria de imprensa e comunicação empresarial.

Ricardo Miranda

Diretor de Mídia&Análise

Formado em jornalismo, Ricardo é professor de Jornalismo da PUC-Rio, tem uma experiência de duas décadas como repórter, editor e correspondente, em Brasília e no Rio, em alguns dos principais veículos do país: O Globo, Folha de S.Paulo, IstoÉ, Correio Braziliense e Jornal do Brasil. Ganhou ao longo da carreira os prêmios Esso e Herzog. Desde 2010, dirige a área de análise de mídia da FSB.

Rizzo Miranda

Diretora de Inovação Digital

Jornalista com MBA em Marketing, focada na aplicação de conceitos dessas profissões no ambiente digital. Atuou como empreendedora e em sua agência digital criou uma metodologia chamada VRM – Virtual Relationship Management. É colunista do portal IDG Now e do Portal Nós da Comunicação.

Fernando Santana

Diretor de Atendimento

Fernando Santana é jornalista. Profissional com mais de 25 anos de experiência, trabalhou no Globo (14 anos), Jornal do Brasil (6 anos), entre outros, tendo ocupado cargos de repórter especial, editor e editor-executivo. Fernando também atuou em comunicação corporativa na Fundação Roberto Marinho, na Associação de Pilotos da Varig e no Clube de Regatas Vasco da Gama.

Michelle Monteiro

Gerente da FSB Design

Formada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro desde 2004. Trabalhou no escritório Dínamo Design durante oito anos, onde chegou a atuar como Diretora de Criação.

Hildebrando Neto

Diretor da FSB Publicidade

Graduado em Publicidade e Publicidade pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Marketing e Gestão de Marcas da ESPM São Paulo. Em marketing, trabalhou como gerente na Fiesp e em publicidade como redator e diretor criativo de clientes como: Basf Química, Claro, CSN, Epson, Fiat Automóveis, Grupo Algar, Grupo Bradespar e Bradesco, Grupo CPFL Energia, Grupo Votorantim, Samsung e Pfizer, entre outros. Foi também professor de gestão de marketing de serviços no curso de pós-graduação da FAAP-SP. Como professor, fundou o curso de publicidade e marketing da FACAMP, o primeiro curso de tempo integral no Brasil.

Melchiades Filho

Diretor Geral da FSB São Paulo

Jornalista, pós-graduado em Pesquisa de Opinião pela ECA-USP, trabalhou por 25 anos na Folha de S. Paulo. Exerceu os cargos de diretor da Sucursal de Brasília (2006-2013), editor de Esportes (1993-2004) e correspondente em Washington (1990), entre outros. Coordenou iniciativas pioneiras, como a fusão de redações impresso/online e a diagramação eletrônica/digital. Ganhou em 2013 o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa.

Marcelo Montenegro

Diretor de Núcleo de Atendimento

Marcelo Montenegro é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduado em Comunicação Organizacional pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e com MBA em Gestão Empresarial pela HSM Educação. Está na FSB Comunicações desde maio de 2006. É responsável pelas contas do Grupo Votorantim e seus braços industriais, além de clientes nas áreas de infraestrutura, varejo, imobiliária, cultura e terceiro setor. Desenvolveu projetos de comunicação e de gestão de crise para a Ambev, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Honda, Medley Indústria Farmacêutica, Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário, Souza Cruz e Unilever. Possui experiência em planejamento e na implementação de trabalhos multidisciplinares envolvendo categorias de produtos e construção de posicionamentos institucionais.

Paulo Sadalla

Diretor de Núcleo de Atendimento

Formado em jornalismo, com pós-graduação em marketing. Tem experiência de quinze anos em jornalismo e comunicação corporativa. Já atuou em veículos como Gazeta Mercantil e TV Cultura e tem passagem por empresas como EPTE/CTEEP.

Leandro Modé

Diretor de Núcleo de Atendimento

Jornalista, com MBA em finanças, trabalhou por dez anos no Estadão como repórter especial de Economia, apresentador da Rádio Estadão e colunista da TV Estadão.Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo Econômico.

Claudia Fernandes

Diretora de Núcleo de Atendimento

Profissional formada em Comunicação Social pela PUC – São Paul, com experiência de 15 anos em redações de jornais diários, como Folha de São Paulo, Diário de São Paulo, Diário do Grande ABC, Folha da Tarde e Jornal da Tarde. Atuou como editora e chefe de reportagem. Foi diretora de comunicação integrada na Superintendência de Comunicação da Sabesp

Silvio Bressan

Diretor de Núcleo de Atendimento

Jornalista, pós-graduado em Estilo Jornalístico. Atuou como repórter no Diário Catarinense, Correio do Povo, Diário do Sul, e O Estado de São Paulo. Foi assessor da Câmara Municipal de São Paulo e coordenou a comunicação de quatro campanhas políticas. Recebeu prêmios como o Prêmio Estadão de Melhor Reportagem e o Short List em Cannes, na categoria PR.

Evandro Spinelli

Diretor

Duas vezes ganhador do Prêmio Folha de Jornalismo (edições de 2008 e 2012), é jornalista especializado em administração pública, urbanismo e setor imobiliário. Ministrou vários cursos para jornalistas sobre administração pública e RAC (Reportagem Auxiliada por Computador) por meio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do Knight Center for Journalism in the Americas, instituição ligada à Universidade do Texas. De 2006 a 2013 foi repórter de Cotidiano da Folha de S.Paulo, responsável pela cobertura jornalística da Prefeitura de São Paulo e as principais questões urbanas da cidade. Antes, trabalhou na sucursal do jornal em Ribeirão Preto e, por um curto período, na sucursal de Brasília. Formado em jornalismo pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), atua como jornalista desde 1996. Foi fundador e diretor da Abraji. Foi repórter de Política no jornal A Cidade (Ribeirão Preto), repórter de Cidades e primeiro editor do site do jornal Diário da Região.

Rafael Faro

Diretor de  Núcleo de Atendimento

Profissional de relações públicas formado pela FAAP, pós-graduado em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional pela ECA/USP, Rafael Faro tem mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Trabalhou na assessoria de comunicação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e teve duas passagens pela ADS Assessoria de Comunicações, onde atendeu clientes de diversos setores. Passou também pela CGMA Comunicação Empresarial e pela G&A Comunicação Empresarial, em ambas no núcleo de Infraestrutura e TI.

Paula Pereira

Diretora de Núcleo de Atendimento

Formada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, trabalhou por mais de 15 anos em reportagem e edição de grandes redações, como O Estado de S. Paulo, Revista Época e Núcleo da Revista Veja. Desde 2009 atua na área pública da FSB, coordenando o atendimento a clientes como Centro Paula Souza, Detran SP, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria de Gestão Pública.

Daniela Fernandes

Diretora de Núcleo de Atendimento

Possui experiências em comunicação corporativa. Está na FSB desde 2013. É responsável pelo atendimento de clientes ligados a consumo. Teve passagem na A4 Comunicação, MKT Mix e Máquina da Notícia.

Ana Busch

Diretora da FSB Publicidade e FSB Digital

Ana foi diretora de Mídias Digitais da Folha de S.Paulo por mais de 10 anos, responsável pela administração estratégica do grupo na internet e pela gestão de projetos nas áreas de desenvolvimento de tecnologia e conteúdo para sites e dispositivos móveis. Em 1999, foi responsável pela contratação de equipe, lançamento e publicação da Folha Online, que dirigiu por 11 anos.

Eliete Francabandiera

Gerente da FSB Publicidade

Graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas e pós-graduada em Administração de Marketing pela ESPM, com especialização em Coolhunting pela ESPM. Mais de 20 anos de mercado, atuação em agências de publicidade, organizações do terceiro setor e associações de classe, onde desenvolveu experiência em defesa setorial, incluindo ações junto à OMC. Como docente, tem mais de 15 anos de atuação em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior, como FAAP e FACAMP, ministrando disciplinas na área de Planejamento de Comunicação e Marketing. É vice-presidente do Hospital Boldrini, instituição filantrópica de combate ao câncer infantil.

Alon Feuerwerker

Diretor de Política

Jornalista profissional desde 1980, com passagens pela Folha de S.Paulo, e Correio Braziliense. Ajudou a fundar a moderna internet brasileira no UOL (1996-2002). Atuou ainda como Subchefe de Assuntos Parlamentares do governo Lula (2004-2005).

Priscila Lambert

Diretora de Núcleo de Atendimento

Jornalista formada há 18 anos, com experiência em comunicação pública e gestão de crises em comunicação. Em São Paulo, onde iniciou a carreira, foi repórter do jornal Folha de S. Paulo, tendo recebido com parceiros o prêmio Instituto Ayrton Senna de Jornalismo por uma série de reportagens sobre “adolescência em risco”. Foi também editora-chefe da revista virtual de cultura do site Submarino e assessorou a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores na área de comunicação. Em Brasília desde 2006, foi assessora-adjunta da campanha à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, coordenou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde e foi assessora especial da Casa Civil da Presidência da República. É diretora de atendimento da FSB-DF há três anos.

Fernando Teixeirense

Diretor de Núcleo de Atendimento

Jornalista formado há 12 anos, cursou pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental. Iniciou na profissão no Correio Braziliense. Ainda em redação, atuou na TV Brasília e TV Nacional. Especializou-se em assessoria de imprensa na área de infraestrutura. Coordenou a comunicação do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria de Aviação Civil e das Distribuidoras de Energia Elétrica. Foi consultor de clientes na área de transporte, energia, petróleo e política. Também atuou no Ministério da Defesa, Senado Federal e Eletrobrás.

Ludmila Luz

Diretora de Núcleo de Atendimento

Jornalista formada pelo UniCeub, com pós-graduação em assessoria em comunicação pública pelo Instituto Superior de Educação de Brasília (IESB). Trabalhou no Correio Braziliense como repórter de coluna e de internacional. Especializou-se em assessoria de imprensa, tendo chefiado as assessorias de comunicação dos Ministérios da Defesa e Justiça.

Darse Júnior

Diretor de Núcleo de Atendimento

Chefe da Assessoria de Comunicação da vice-governadoria e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal por dois anos, também atuou como repórter do Correio Braziliense por dois anos e consultor de gestão de crise de imagem para o Governo de Santa Catarina. Além disso, Darse também é autor do livro Reconstrução do Buriti e editor dos livros Brasília 47 anos e Brasília 48 anos. Hoje atua na conta do Ministério do Turismo.

Paulo Rossi

Diretor de Núcleo de Atendimento

O início da carreira, em 1989, foi como analista de informação da empresa CAP Software, nas áreas de clipping jornalístico, elaboração de perfis parlamentares e acompanhamento de votações no Congresso Nacional. Em abril de 1991, foi contratado pelo Correio Braziliense. Durante 20 anos no jornal, exerceu as seguintes funções: repórter de Cidades (1991); repórter de Esportes (1991-1992); coordenador de Esportes (1992-1994); editor de Brasil (1994-1995); editor de Mundo (1995-1998); editor de Esportes (1998-2009); subeditor de Eleições (1998); editor de Eleições (2002); e editor de Internet (junho de 2009 até abril de 2011). A experiência acadêmica inclui, além do diploma de jornalismo pela UnB, um MBA na Fundação Dom Cabral, no programa Parceria para o Desenvolvimento Empresarial (PDE), em 1997, e o curso de Aperfeiçoamento em Multimídia, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), em 2008.

Paulo Camargos

Diretor de Núcleo de Atendimento

Graduado em comunicação social com mestrado em educação pela UFMG. Fundador do Jornal dos Bairros, da Fundação Centro de Estudos do Trabalho (CET) e colaborador do jornal Em Tempo. Assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim (MG). Repórter das sucursais de O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo. Pauteiro e editor do jornal Hoje em Dia e editor de primeira página e política de O Tempo. Coordenou a campanha publicitária “Minas Faz Uma Revolução na Educação”. Prêmio Aberje regional para veículo de comunicação interna. Atuação junto ao Núcleo Gestor da Copa do governo de Minas. Com participação em diversas campanhas eleitorais, gerencia a carteira de clientes do setor público da FSB em Minas Gerais.

Teodomiro Braga

Diretor Geral de Belo Horizonte

Teodomiro foi diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes Minas, onde participou do lançamento do Jornal Metro BH, da Rádio Esportes FM e da Rádio Nativa BH, que se juntaram à TV Band Minas e a Rádio BandNews FM. Durante sete anos e meio atuou na Sempre Editora Ltda. e comandou reformulação da empresa. De 1996 a 2002, dirigiu as sucursais do Jornal do Brasil em Minas e no Distrito Federal. Antes do ingresso na FSB, atuou como Superintendente Central de Imprensa do governo de Minas Gerais.

Mariana Pinheiro

Diretora de Núcleo de Atendimento

Jornalista, formada pela UniverCidade. Iniciou sua carreira na TV Bandeirantes, passando pela TV Globo onde atuou na produção e edição do RJ TV, Bom dia Rio, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Fez extensão em Broadcasting na NYU em NY e atua há 13 anos na FSB.

Rodrigo Camarão

Diretor de Núcleo de Atendimento

Jornalista, formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, foi repórter especial, editor de Política e editor de Economia do Jornal do Brasil entre 2005 e 2008. Passou também por diversas editorias do jornal O DIA de 2000 a 2005. Cursou o mestrado em Ciência Política pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Participou de cursos de política do IUPERJ. Está na FSB desde 2008 onde atendeu diversos clientes públicos e privados, com experiência em gerenciamento de crises e treinamento de porta-vozes.

Betina Bernardes

Diretora de Núcleo de Atendimento

Jornalista, mestre em políticas de desenvolvimento na Université de Bordeaux III, na França, trabalhou durante dez anos na Folha de S. Paulo. Trabalha em comunicação corporativa desde 2004 e na FSB desde 2006.

Roberto Gonzales

Diretor de Núcleo de Atendimento

Jornalista formado pela UFRJ, com especialização em Marketing (PUC-Rio). Pós-graduado em Finanças pelo IBMEC e em Gestão pela COPPEAD. Especialista nos setores de infraestrutura e finanças, com passagens pela FSB e MPX.

Zara Costa

Diretora de Núcleo de Atendimento

Formada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professora do curso de publicidade e propaganda da Faculdade Alagoana de Administração e professora do curso de pós-graduação em assessoria de imprensa da Escola Alagoana de Administração. Atua há 16 anos na área de assessoria de comunicação trabalhando com clientes de varejo, infraestrutura, construção civil, gás natural, saúde e outros setores.

Paula Barcellos

Diretora de Núcleo de Atendimento

Jornalista, formada pela PUC-Rio, trabalhou no Jornal do Brasil, tendo passado pelas editorias de Política, Internacional e Idéias & Livros. Em São Paulo, foi repórter de Negócios da revista Exame. Tem especialização em literatura brasileira pela UERJ e cursa Formação em Psicanalise. Em Comunicação Corporativa, administrou a imagem de empresas como a Odebrecht e esteve à frente do atendimento a clientes do setor de cultura. Na FSB desde 2011, lidera um grupo de contas como McKinsey, Ambev, Fibria, Banco Votorantim etc.

Débora Pratali

Diretora de Núcleo de Atendimento

Formada em jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduada pela Universidade de São Paulo. Atuou em redações como a da Folha de S. Paulo e Folha Online. Tem mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa atendendo empresas nos segmentos de infraestrutura, saúde, telecomunicações, TI, Serviços e Agronegócio. Na FSB desde 2003, adquiriu expertise em planejamento integrado de PR, relacionamento com a comunidade, comunicação interna e gerenciamento de crises. Foi responsável pelo atendimento a clientes como Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Laboratório Roche, Grupo Algar, Arteris, Ernst&Young, Metrô-SP, entre outros.

Mario Maia

Diretor de Operações FSB Consumo

Mario Maia é formado pela FGV, com cursos em Wharton e Northwestern/Kellog. Atuou em empresas como Pilkington, Citibank e American Express. Trabalhou muitos anos na Johnson & Johnson (J&J). Além de gerenciar diversas marcas no setor de consumo, foi diretor de marketing da área farmacêutica e da unidade de negócios OTC – quando liderou uma joint venture entre duas empresas da J&J e a coordenação deste negócio na América Latina. Dirigiu as áreas de marketing, operações, promoções, marketing profissional, trade marketing, regulatory affairs, medical affairs e pesquisa e desenvolvimento. Foi vice-presidente da ABIPS, associação brasileira da indústria de produtos para saúde.

Marcelo Morales

Diretor da FSB Digital

Jornalista, atuou nas editoras Globo e Nova Cultural. Na área corporativa, atendeu clientes como Votorantim, Sebrae-SP, Telefônica, Pfizer, HP e McDonald’s. Foi de uma agência de comunicação, onde atuou na gestão do negócio e na concepção de diversos web sites e portais corporativos.

Fabio Zambeli

Diretor

Formado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, e pós-graduado pela Universidade de Taubaté. Iniciou sua carreira em emissoras de rádio do ABC paulista e capital. No impresso, trabalhou nos Jornais Valeparaibano, e na Folha de S. Paulo, como repórter, coordenador de reportagens especiais, e editor-adjunto de política. Foi também coordenador editorial da Associação Paulista de Jornais.

Alcides Ferreira

Diretor de Conteúdo e Serviços compartilhados

Jornalista formado pela USP, com mestrado e MBA em mercado de capitais pela Fipecafi-USP, Ferreira trabalhou na Folha de S. Paulo, na Agência Estado (onde participou da equipe que criou o Broadcast), no Deutsche Bank e na Tendências Consultoria, antes de ingressar na BM&FBOVESPA, em 2006, como diretor de Comunicação.

Marcelo Mendonça

Diretor

Jornalista graduado pela ECA-USP, com aperfeiçoamento no programa Michigan Journalism Fellows (Universidade de Michigan, EUA) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Foi diretor de Assuntos Corporativos da TAM por seis anos, diretor de Comunicação da EDS Brasil e vice-presidente da agência MVL Comunicação, onde atuou na gestão da crise do acidente da GOL, em 2006. De 2009 a 2013, foi eleito um dos dez melhores Profissionais de Comunicação Corporativa do país no Prêmio Comunique-se. Nas redações, onde trabalhou por 15 anos, foi repórter especial e correspondente em Washington da Folha de S.Paulo, entre outras funções no jornal, onde ficou por nove anos; foi secretário de Redação do Jornal da Tarde; repórter especial da revista Época e diretor de Redação do Metrô News, entre outras publicações.

Débora Ribeiro

Gerente de Comunicação Interna

Jornalista formada pela Fundação Cásper Líbero, especializada em Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Economia e Sustentabilidade. Responde por gestão de projetos e desenvolvimento de conceitos e conteúdos para iniciativas como campanhas de comunicação (externas e internas), Relatório Anual, Relatório de Sustentabilidade e publicações, entre outras. Atuou anteriormente na assessoria de comunicação da NovaDutra, no Jornal O Globo, no site Globo.com, na Rádio CBN, na Rádio Jovem Pan e na Revista Veja São Paulo.

Luiz Bernardo

Diretor da FSB Vídeo

Formado em Jornalismo, com MBAs em Derivativos e Informações Econômico-financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e em Comunicação Organizacional pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Desempenhou as funções de pauteiro, repórter, editor, editor-executivo e editor-chefe nas quatro principais redações da televisão brasileira: Globo, Record, SBT e Band. Participou de coberturas jornalísticas internacionais, como das Copas do Mundo na Alemanha e na África do Sul. Liderou a equipe pioneira da versão on-line de todos os telejornais da TV Globo em São Paulo. No time de jornalistas da âncora Ana Paula Padrão, figurou entre os que implantaram um novo conceito de Jornalismo no SBT. Atualmente, é especialista em Comunicação Corporativa e diretor-executivo da FSB Vídeo, núcleo da FSB responsável por estratégias de comunicação organizacional baseadas em recursos audiovisuais.

Compartilhe