Voltar

Com uma equipe de formação diversificada, a FSB oferece aos clientes a combinação equilibrada e experiência de jornalistas, profissionais de relações públicas, especialistas em pesquisa e marketing, designers e programadores visuais, web designers e planejadores digitais.

Uma equipe afinada de sócios e colaboradores com visão ampla do universo da comunicação corporativa e das mais atualizadas técnicas e mídias que ajudam a transformar a informação de cada cliente num sucesso possível e planejado.

Conheça os sócios da FSB seta

Francisco Soares Brandão

Sócio-fundador

Empresário e sócio-fundador da FSB, com ampla experiência no setor de comunicação.

Magno Trindade

Sócio-diretor

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Marcos Trindade

Sócio-diretor

Administrador de empresas, pós-graduado em Finanças, especializado em planejamento.

Flávio Castro

Sócio-diretor

Pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Bolonha, Flávio é um jornalista com mais de 20 anos de experiência em empresas como O Globo, Gazeta Mercantil e Ernest & Young Consulting.

Conheça alguns dos nossos executivos: seta

Diego Ruiz

Sócio-diretor

Diego Ruiz atuou com CFO de grandes multinacionais brasileiras. Possui 14 anos de experiência em auditoria, com passagem por big four e finanças internacionais na América do Sul, Europa, África e Oriente Médio. Possui sólida experiência em fusões e aquisições (M&A), no desenvolvimento de novos negócios e na liderança de equipes em ambientes multiculturais. Atualmente como sócio-diretor da FSB Comunicação, é o representante dos sócios em São Paulo, além de responder pela diretoria de novos negócios e pelo comando da vertical Consumo. Possui bacharelados em Administração de Empresas e Contabilidade, mestrado em Finanças Corporativas pela Vlerick Business School e MBA pela University of Chicago Booth Business School.

Marcelo Tokarski

Diretor de Pesquisa

Jornalista formado pela Unesp, com 18 anos de experiência em redações de jornais diários, passou por Folha de S. Paulo como repórter, Correio Popular , como repórter e editor, e Correio Braziliense como repórter especial de economia, editor de Primeira Página e editor de Cidades. Também atuou no Grupo DPaschoal e em campanhas políticas. Na FSB desde julho de 2013, é diretor de Pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, em Brasília.

Jaderson Alencar

Diretor de Estratégia Digital

Jaderson é um profissional com mais de 15 anos de carreira na área de Comunicação e Marketing com sólidas experiências em gestão, planejamento e execução de campanhas e de PR e Digital para setores Público e Privado. Já foi Gerente de Marketing Digital da Embratur de 208 a 2011, Diretor de Comunicação e Marketing do Comitê Paralímpico Brasileiro e Diretor Digital do Ministério do Esporte e Prefeitura do Rio de Janeiro (ambos via FSB). Atualmente é Diretor de Estratégia Digital de todos os clientes públicos da FSB Comunicação. Tem sólida bagagem em gestão de equipes multidisciplinares para projetos de grande complexidade & visibilidade, entre os quais: Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos & Paraolímpicos Rio 2016 e expertise em desenvolvimento e execução de planejamentos estratégicos para campanhas de marketing, branding e comunicação. Ganhou o prêmio de Melhor Profissional Digital de 2018, pela ABRADI BRASIL (Associação Brasileira de agentes Digitais) na categoria Melhor Gestor de Projetos Digitais.

Flávia Bonfá

Diretora de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios

Flavia possui 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa trabalhados em grandes empresas, como Edelman, FleishmanHillard, , Natura e TV Globo. Possui também 5 anos de experiência internacional em estruturação e desenvolvimento de negócios e liderou projetos simultâneos em mais de 8 países. Como Diretora de Planejamento e Novos Negócios da FSB, ela lidera o desenvolvimento de planejamento estratégico de comunicação corporativa e relações públicas dos principais clientes da agência e atua também na estratégia de diversificação da FSB em uma área específica para negócios digitais.

Rachel Mello

Diretora de Negócio

Diretora de planejamento em Brasília. Na FSB, foi diretora do Instituto FSB Pesquisa. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, jornalista. Atuou como chefe da Comunicação do Unicef e do BID no Brasil.

Renato Salles

Sócio-diretor de Contas Públicas

Graduado em Administração de empresas, especializado em sistemas da informação e com mestrado em Gestão do conhecimento e da Tecnologia Informação. Atuou 15 anos em empresa de âmbito nacional, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções de Gestão para Administração Pública como gerente de projetos, gerente operacional, gerente executivo, diretor administrativo e diretor comercial.

Luciano Pires

Diretor de Inteligência

Foi repórter especial do Correio Braziliense, onde criou e manteve o Blog do Servidor. Antes, coordenou a editoria de Economia na sucursal do Jornal do Brasil, em Brasília. Atuou ainda como repórter de Economia e Negócios da revista Isto É Dinheiro. Foi editor de primeira página do site Agência Brasil.gov. Trabalhou como editor e coordenador do portal da Universidade de Brasília (UnB). Foi colaborador do site Pelé.net e repórter de política do site Panorama Brasil.

Gabriela Wolthers

Sócia-diretora de Contas Públicas

Formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo. Com 14 anos de atuação na Folha de S.Paulo, trabalhou na sede do jornal em São Paulo e nas sucursais de Brasília e do Rio de Janeiro. Exerceu as funções de repórter, coordenadora de Política em Brasília, editora-assistente da editoria de Brasil, editora-adjunta da editoria de Brasil e diretora-adjunta (secretária de redação) da Sucursal do Rio de Janeiro. Desde 2007 na FSB, assumiu a diretoria geral do Rio de Janeiro em janeiro de 2015, sendo a responsável pelos escritórios de Ipanema e do Centro, que conta com mais de 300 colaboradores e 95 clientes.

Luciana Martinusso

Diretora de Negócio

Jornalista, formada em Comunicação Social, com MBA em Marketing pelo IBMEC. Tem mais de 15 anos de experiência em Comunicação Empresarial e gerenciamento de crises. Estruturou os bureaux de Comunicação da Investidor Profissional e da SulAmérica, tendo experiência nos mais diversos setores empresariais, como: Serviços, Finanças, Seguros, Resseguros, Educação, Tecnologia, Varejo, Saúde, Petroquímico e Mercado Imobiliário, entre outros. Coordenou toda a Comunicação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que ganhou o Prêmio Aberj 2014. O evento reuniu mais de 6 mil jornalistas de todo o mundo e contou com a assistência de quase 40 profissionais da FSB. Luciana trabalha na FSB há mais de 10 anos.

Luciana Peluso

Diretora de Negócio

Luciana Peluso tem mais de 20 anos de atuação em comunicação corporativa para grandes empresas, com experiência em planejamento estratégico, comunicação integrada, branded content, gestão de crises e relacionamento com diferentes públicos. Atuou em todas as esferas da cadeia de comunicação: mídia, cliente e agência, com passagens por Folha de S. Paulo, O Globo e IstoÉ, em cargos de edição e reportagem, e Grupo Pão de Açúcar, NET, Grupo Fischer (publicidade) e Approach Comunicação Integrada. É formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), com diversos
cursos de especialização em comunicação corporativa.

Debora Lafosse

Diretora de Negócio

Mais de 20 anos de atuação com assessoria de comunicação, é jornalista e especialista em planejamento e gestão de crise. Teve passagem por outras agências como CDN e Máquina, coordenou equipes de atendimento em telecomunicações, tecnologia, varejo, cultura e educação.

Fernando Santana

Diretor de Negócio

Fernando Santana é jornalista. Profissional com mais de 25 anos de experiência, trabalhou no Globo (14 anos), Jornal do Brasil (6 anos), entre outros, tendo ocupado cargos de repórter especial, editor e editor-executivo. Fernando também atuou em comunicação corporativa na Fundação Roberto Marinho, na Associação de Pilotos da Varig e no Clube de Regatas Vasco da Gama.

Milton Gamez

Diretor de Negócio

Nos últimos 30 anos, Milton atuou nas principais redações de veículos de circulação nacional e prestou serviços de comunicação interna e externa para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Participou da fundação de dois dos principais veículos de economia do País, o jornal Valor Econômico, em 2000, e a revista Istoé Dinheiro, em 1997. Também fui editor pioneiro da revista Harvard Business Review para o Brasil e a América Latina. Obteve o MBA Derivativos e Informações Econômico Financeiras na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP), em 2009. Atualmente, atuava como diretor de Núcleo da Editora Três e dirigia as revistas Istoé Dinheiro, Dinheiro Rural e Motor Show.

Rafael Lisboa

Diretor de Negócio

Com sólida carreira profissional com mais de 16 anos de experiência, já coordenou as ações de Comunicação e Imprensa da Prefeitura do Rio. Esteve à frente do planejamento de comunicação de todos os grandes eventos que a cidade do Rio sediou nesses oito anos, incluindo Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Antes de ingressar na Prefeitura do Rio, Rafael trabalhou por sete anos como jornalista da TV Globo. Especializado na cobertura política e de administração pública, foi repórter, editor e produtor especial. Formado em Jornalismo pela UERJ, com MBA em Relações Internacionais pela FGV, passou um ano na Universidade de Columbia na cidade de Nova York baseado na SIPA (School of International and Public Affairs) da Columbia.

Rizzo Miranda

Diretora de Inovação & Digital

Jornalista com MBA em Marketing (Coppead/UFRJ) e educação continuada com imersões em inovação no MIT (Massachusetts/EUA) e Vale do Silício (San Francisco/EUA). Atuou como empreendedora e em sua agência digital criou uma metodologia chamada VRM –Virtual Relationship Management. Na FSB, desenvolveu cases digitais de sucesso para clientes privados e públicos, como Roche, Governo do Rio, Rede Globo, Oi, Cielo, Microsoft, Ipiranga e Ministério do Esporte (Copa 2014). Destaque para o inédito Leão de Prata (em Cannes, 2011), para o Governo do Rio (melhor uso de redes sociais). É do júri oficial do i-Com, evento internacional de Data and Monitoring.

Hildebrando Neto

Diretor de Publicidade

Graduado em Publicidade e Publicidade pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Marketing e Gestão de Marcas da ESPM São Paulo. Em marketing, trabalhou como gerente na Fiesp e em publicidade como redator e diretor criativo de clientes como: Basf Química, Claro, CSN, Epson, Fiat Automóveis, Grupo Algar, Grupo Bradespar e Bradesco, Grupo CPFL Energia, Grupo Votorantim, Samsung e Pfizer, entre outros. Foi também professor de gestão de marketing de serviços no curso de pós-graduação da FAAP-SP. Como professor, fundou o curso de publicidade e marketing da FACAMP, o primeiro curso de tempo integral no Brasil.

Melchiades Filho

Sócio-diretor de Corporativo

Jornalista, pós-graduado em Pesquisa de Opinião pela ECA-USP, trabalhou por 25 anos na Folha de S. Paulo. Exerceu os cargos de diretor da Sucursal de Brasília (2006-2013), editor de Esportes (1993-2004) e correspondente em Washington (1990), entre outros. Coordenou iniciativas pioneiras, como a fusão de redações impresso/online e a diagramação eletrônica/digital. Ganhou em 2013 o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa.

Marcelo Montenegro

Diretor de Negócio

Marcelo Montenegro é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduado em Comunicação Organizacional pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e com MBA em Gestão Empresarial pela HSM Educação. Está na FSB Comunicações desde maio de 2006. É responsável pelas contas do Grupo Votorantim e seus braços industriais, além de clientes nas áreas de infraestrutura, varejo, imobiliária, cultura e terceiro setor. Desenvolveu projetos de comunicação e de gestão de crise para a Ambev, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Honda, Medley Indústria Farmacêutica, Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário, Souza Cruz e Unilever. Possui experiência em planejamento e na implementação de trabalhos multidisciplinares envolvendo categorias de produtos e construção de posicionamentos institucionais.

Paulo Sadalla

Diretor de Negócio

Formado em jornalismo, com pós-graduação em marketing. Tem experiência de quinze anos em jornalismo e comunicação corporativa. Já atuou em veículos como Gazeta Mercantil e TV Cultura e tem passagem por empresas como EPTE/CTEEP.

Ana Busch

Sócia-diretora de Conteúdo

Ana foi diretora de Mídias Digitais da Folha de S.Paulo por mais de 10 anos, responsável pela administração estratégica do grupo na internet e pela gestão de projetos nas áreas de desenvolvimento de tecnologia e conteúdo para sites e dispositivos móveis. Em 1999, foi responsável pela contratação de equipe, lançamento e publicação da Folha Online, que dirigiu por 11 anos.

Priscila Lambert

Diretora de Negócio

Jornalista formada há 18 anos, com experiência em comunicação pública e gestão de crises em comunicação. Em São Paulo, onde iniciou a carreira, foi repórter do jornal Folha de S. Paulo, tendo recebido com parceiros o prêmio Instituto Ayrton Senna de Jornalismo por uma série de reportagens sobre “adolescência em risco”. Foi também editora-chefe da revista virtual de cultura do site Submarino e assessorou a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores na área de comunicação. Em Brasília desde 2006, foi assessora-adjunta da campanha à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, coordenou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde e foi assessora especial da Casa Civil da Presidência da República. É diretora de atendimento da FSB-DF há três anos.

Fernando Teixeirense

Diretor de Negócio

Jornalista formado há 12 anos, cursou pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental. Iniciou na profissão no Correio Braziliense. Ainda em redação, atuou na TV Brasília e TV Nacional. Especializou-se em assessoria de imprensa na área de infraestrutura. Coordenou a comunicação do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria de Aviação Civil e das Distribuidoras de Energia Elétrica. Foi consultor de clientes na área de transporte, energia, petróleo e política. Também atuou no Ministério da Defesa, Senado Federal e Eletrobrás.

Ludmila Luz

Diretora de Negócio

Jornalista formada pelo UniCeub, com pós-graduação em assessoria em comunicação pública pelo Instituto Superior de Educação de Brasília (IESB). Trabalhou no Correio Braziliense como repórter de coluna e de internacional. Especializou-se em assessoria de imprensa, tendo chefiado as assessorias de comunicação dos Ministérios da Defesa e Justiça.

Darse Júnior

Diretor de Negócio

Chefe da Assessoria de Comunicação da vice-governadoria e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal por dois anos, também atuou como repórter do Correio Braziliense por dois anos e consultor de gestão de crise de imagem para o Governo de Santa Catarina. Além disso, Darse também é autor do livro Reconstrução do Buriti e editor dos livros Brasília 47 anos e Brasília 48 anos. Hoje atua na conta do Ministério do Turismo.

Alec Duarte

Diretor de estratégia Digital

Alec Duarte é jornalista com especialização em comunicação digital. Foi editor-executivo do portal Terra e implantou, no G1 (portal de noticias da Rede Globo), a editoria de mídias sociais e interação. Foi editor-adjunto de política do jornal Folha de S.Paulo e editor de esportes de O Estado de S. Paulo, entre outras passagens pela mídia impressa. É também, coordenador do curso de Comunicação Multimídia da Faap.

Paulo Rossi

Diretor de Negócio

O início da carreira, em 1989, foi como analista de informação da empresa CAP Software, nas áreas de clipping jornalístico, elaboração de perfis parlamentares e acompanhamento de votações no Congresso Nacional. Em abril de 1991, foi contratado pelo Correio Braziliense. Durante 20 anos no jornal, exerceu as seguintes funções: repórter de Cidades (1991); repórter de Esportes (1991-1992); coordenador de Esportes (1992-1994); editor de Brasil (1994-1995); editor de Mundo (1995-1998); editor de Esportes (1998-2009); subeditor de Eleições (1998); editor de Eleições (2002); e editor de Internet (junho de 2009 até abril de 2011). A experiência acadêmica inclui, além do diploma de jornalismo pela UnB, um MBA na Fundação Dom Cabral, no programa Parceria para o Desenvolvimento Empresarial (PDE), em 1997, e o curso de Aperfeiçoamento em Multimídia, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), em 2008.

Mariana Pinheiro

Diretora de Negócio

Jornalista, formada pela UniverCidade. Iniciou sua carreira na TV Bandeirantes, passando pela TV Globo onde atuou na produção e edição do RJ TV, Bom dia Rio, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Fez extensão em Broadcasting na NYU em NY e atua há 13 anos na FSB.

Rodrigo Camarão

Diretor de Negócio

Jornalista, formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, foi repórter especial, editor de Política e editor de Economia do Jornal do Brasil entre 2005 e 2008. Passou também por diversas editorias do jornal O DIA de 2000 a 2005. Cursou o mestrado em Ciência Política pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Participou de cursos de política do IUPERJ. Está na FSB desde 2008 onde atendeu diversos clientes públicos e privados, com experiência em gerenciamento de crises e treinamento de porta-vozes.

Betina Bernardes

Diretora de Negócio

Jornalista, mestre em políticas de desenvolvimento na Université de Bordeaux III, na França, trabalhou durante dez anos na Folha de S. Paulo. Trabalha em comunicação corporativa desde 2004 e na FSB desde 2006.

Michelle Monteiro

Diretora de Design

Formada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro desde 2004. Trabalhou no escritório Dínamo Design durante oito anos, onde chegou a atuar como Diretora de Criação.

Paula Barcellos

Diretora de Negócio

Jornalista, formada pela PUC-Rio, trabalhou no Jornal do Brasil, tendo passado pelas editorias de Política, Internacional e Idéias & Livros. Em São Paulo, foi repórter de Negócios da revista Exame. Tem especialização em literatura brasileira pela UERJ e cursa Formação em Psicanalise. Em Comunicação Corporativa, administrou a imagem de empresas como a Odebrecht e esteve à frente do atendimento a clientes do setor de cultura. Na FSB desde 2011, lidera um grupo de contas como McKinsey, Ambev, Fibria, Banco Votorantim etc.

Fabio Zambeli

Diretor de Negócio

Formado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, e pós-graduado pela Universidade de Taubaté. Iniciou sua carreira em emissoras de rádio do ABC paulista e capital. No impresso, trabalhou nos Jornais Valeparaibano, e na Folha de S. Paulo, como repórter, coordenador de reportagens especiais, e editor-adjunto de política. Foi também coordenador editorial da Associação Paulista de Jornais.

Alcides Ferreira

Sócio-diretor de Finanças e Serviços

Jornalista formado pela USP, com mestrado e MBA em mercado de capitais pela Fipecafi-USP, Ferreira trabalhou na Folha de S. Paulo, na Agência Estado (onde participou da equipe que criou o Broadcast), no Deutsche Bank e na Tendências Consultoria, antes de ingressar na BM&FBOVESPA, em 2006, como diretor de Comunicação.

Marcelo Mendonça

Diretor de Negócio

Jornalista graduado pela ECA-USP, com aperfeiçoamento no programa Michigan Journalism Fellows (Universidade de Michigan, EUA) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Foi diretor de Assuntos Corporativos da TAM por seis anos, diretor de Comunicação da EDS Brasil e vice-presidente da agência MVL Comunicação, onde atuou na gestão da crise do acidente da GOL, em 2006. De 2009 a 2013, foi eleito um dos dez melhores Profissionais de Comunicação Corporativa do país no Prêmio Comunique-se. Nas redações, onde trabalhou por 15 anos, foi repórter especial e correspondente em Washington da Folha de S.Paulo, entre outras funções no jornal, onde ficou por nove anos; foi secretário de Redação do Jornal da Tarde; repórter especial da revista Época e diretor de Redação do Metrô News, entre outras publicações

Rafael Faro

Diretor de Negócio

Profissional de relações públicas formado pela FAAP, pós-graduado em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional pela ECA/USP, Rafael Faro tem mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Trabalhou na assessoria de comunicação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e teve duas passagens pela ADS Assessoria de Comunicações, onde atendeu clientes de diversos setores. Passou também pela CGMA Comunicação Empresarial e pela G&A Comunicação Empresarial, em ambas no núcleo de Infraestrutura e TI.

Paula Pereira

Diretora de Negócio

Formada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, trabalhou por mais de 15 anos em reportagem e edição de grandes redações, como O Estado de S. Paulo, Revista Época e Núcleo da Revista Veja. Desde 2009 atua na área pública da FSB, coordenando o atendimento a clientes como Centro Paula Souza, Detran SP, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria de Gestão Pública.

Compartilhe