Voltar

Cases

Portal da Copa

A Copa do Mundo da FIFA é o evento esportivo de maior audiência de todo o planeta. Na última edição do evento, o Ministério do Esporte e o governo federal enfrentaram o desafio de comunicar assertivamente e de maneira transparente as ações elaboradas especialmente para o torneio, entre as quais se destacaram as obras nas cidades-sede e os investimentos em transporte, segurança e hospedagem. Essas e muitas outras notícias relacionadas à competição fizeram parte da pauta do Portal da Copa, uma parceria entre os ministérios e a Secom que se tornou a fonte oficial de informações do governo federal sobre a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Durante os três anos em que ficou no ar, o Portal se manteve como uma referência jornalística didática, uma vez que foi pensado e editado para ser usado tanto pelos principais meios de comunicação quanto por torcedores, turistas e pelo público engajado no Mundial. A trajetória do Portal pode ser dividida em duas fases. O projeto retratado aqui refere-se ao segundo momento do endereço, que, em 2013, passou por reformulações de layout, estratégia e públicos-alvo envolvidos.

Na primeira fase, em 2011, o Portal enfatizou conteúdos que retratavam os preparativos para a competição e conseguiu firmar como fonte primordial de informações governamentais, com transparência e credibilidade, tanto em instâncias internas quanto em relação à imprensa. A segunda etapa tinha como objetivo trazer o torcedor para o centro da cobertura, ampliar a visibilidade e a atenção às oportunidades de negócios e de qualificação do torneio, e, por fim, preparar o Portal para ser a principal fonte de informações oficiais para profissionais envolvidos na cobertura da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Objetivos

  • Tornar-se o ambiente oficiais das ações do governo federal para a Copa do Mundo da FIFA 2014
  • Tornar-se referência para influenciadores, que encontrarão informações atualizadas sobre a evolução das obras nas cidades-sede
  • Fornecer em tempo real, a maior quantidade possível de notícias
  • Cumprir o papel de hub – Distribuidor de todas as informações sobre a Copa do Mundo FIFA 2014 que sejam relacionadas ao Ministério e ao governo federal
  • Atrair torcedores – Mobilizar, engajar e agregar em prol do sentimento de orgulho de sediar o evento
  • Reunir conteúdos que detalham como as diversas instâncias do governo federal estão conectadas para conduzir a preparação do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014

Desafios

  • Renovar todo o conteúdo e ampliar as interações com os novos público-alvo
  • Ter uma estrutura modular, capaz de espelhar os novos focos (torcedor, cidadão e empreendedor) de forma maleável, intuitiva, com o objetivo de criar um ambiente que convide o internauta a selecionar os temas de destaque na página inicial
  • Destacar as notícias mais recentes e relevantes de cada uma das seções do portal
  • Deixar o acesso mais dinâmico e interativo e ajudar o conteúdo oficial do Portal nas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e Google+) a ser compartilhado com rapidez e facilidade
  • Fornecer, em tempo real, os resultados dos jogos mais recentes e o noticiário diário sobre o torneio
  • Deixar o portal mais atrativo e intuitivo ao torcedor e a outros públicos envolvidos

Execução

  • Formação de equipe com caráter jornalístico focada em buscar pautas para abastecer jornalistas e demais públicos de interesse

A partir da primeira quinzena de maio de 2014, a equipe de produção de conteúdo do Portal da Copa ganhou o reforço de 12 repórteres que trabalharam com temas como: Ambiente na cidade com a aproximação do evento; Treinamento dos voluntários do programa do governo federal; Planos Operacionais da Copa para a cidade; Eventos-testes da FIFA nas arenas; Estruturas dos Centros de Comando e Controle e Reportagens sobre a estrutura da cidade para receber os turistas.

As galerias de fotos e vídeos publicadas mensalmente no Portal da Copa trazem imagens de andamento de todas as obras relativas ao Mundial nas 12 cidades-sede, com liberação para uso com fins editoriais.

Resultados

De abril de 2013 até 13 de julho de 2014, foram 12.304.655 sessões, 11.720.190 usuários, mais de 37 mil visualizações de página e 2min24s de duração média de visita. Foram publicadas aproximadamente 9.170 notícias em português, 1.340 em inglês e 1.160 em espanhol. Entre 12 de maio e 13 de julho de 2014, foram publicadas 1.500 notícias em português, 271 em inglês e 197 em espanhol. No YouTube foram mais de 850 vídeos publicados, totalizando, aproximadamente, três milhões de visualizações. Foram produzidos documentários sobre os estádios, andamento das obras, entrevistas especiais com ex-campeões mundiais e matérias diversas.

Alguns exemplos de veículos que usam e citam o Portal da Copa: UOL, Globesporte.com, IG, Terra, Lancenet, Placar, Playboy,Folha de S. Paulo, O Globo, Zero Hora, Correio Braziliense, BBC, El País, The Guardian, além de agências de notícias como AP e Reuters. Entre as televisões, Discovery, Channel, Terra TV, Sportv, Band, Esporte Interativo, Univision, ESPN e CNN. Além disso, embaixadas, consulados, museus, confederações esportivas, pesquisadores universitários e autores de livros pediram para usar do conteúdo do portal de acordo com seus interesses editoriais.

Compartilhe