Conheça a pesquisa da FSB e da BTG/Pactual sobre a Previdência Social no Brasil

12 de fevereiro de 2019

Uma pesquisa inédita sobre a reforma da Previdência Social no Brasil, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa e pelo Banco BTG Pactual junto aos parlamentares, na Câmara e no Senado.

Segundo a pesquisa, 83% dos congressistas apoiam a reforma. A maior parte deles crê que o projeto deve ser aprovado no segundo trimestre de 2019.

O sistema de capitalização, proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em que o trabalhador financia uma espécie de poupança própria para garantir sua aposentadoria no futuro, já tem apoio de 48%.

Os resultados mostram ainda que 72% dos parlamentares são favoráveis ao estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. Mas não há consenso sobre qual seria a idade a ser determinada.

Foram ouvidos – entre 4 e 8 de fevereiro – 235 deputados e 27 senadores, em uma amostra representativa das bancadas dos partidos em cada uma das Casas.

Os dados que você encontra no documento anexo são apresentados com recortes para Câmara e Senado, por congressistas novatos e reeleitos, segundo os dez maiores partidos do Congresso e por região do Brasil.

Clique aqui para baixar a Pesquisa sobre a Reforma da Previdência