Estudo do Instituto FSB Pesquisa mostra avaliações feitas por jornalistas sobre as Eleições 2010

14 de outubro de 2009

O governador de São Paulo, José Serra, deve vencer as eleições presidenciais de 2010, avaliam os jornalistas ouvidos pelo Barômetro de Imprensa, sondagem online realizada bimestralmente pelo Instituto FSB Pesquisa com profissionais de jornalismo de todo o país.

Para 43% dos jornalistas, Serra vencerá as eleições presidenciais. Para 25%, a ministra Dilma Rousseff será a nova presidente. Em terceiro lugar, com 11%, aparece a senadora Marina Silva (PV-AC). A pergunta não reflete intenção de voto, mas a aposta dos jornalistas sobre a corrida sucessória ao Palácio do Planalto.

Esta edição do Barômetro confirma a tendência de queda na cotação do governador de Minas, Aécio Neves, apontada na última edição do Barômetro, publicada em junho deste ano.

Nesta edição de outubro, detecta-se também uma ascensão contínua das apostas no deputado Ciro Gomes (PSB-CE), embora o parlamentar ainda esteja num patamar de um dígito na avaliação dos jornalistas sobre quem deve ser eleito presidente. O estudo revela ainda que, na opinião de 65% dos jornalistas ouvidos, Henrique Meirelles não deveria deixar o cargo de presidente do Banco Central a fim de disputar as eleições.

Além disso, o Barômetro traz avaliações sobre cinco governadores de estados do Brasil, proporcionando reflexões sobre o desempenho dos governantes perante os jornalistas. A pesquisa ainda mostra que os ministros sobre os quais os jornalistas têm mais informações nem sempre são aqueles com melhor imagem perante a opinião pública.

O fato de o país ser uma economia emergente e o processo de abertura da economia brasileira são apontados como os fatores que mais contribuem para a projeção internacional do Brasil, segundo 67% dos jornalistas ouvidos para esta edição do Barômetro de Imprensa.

Para acessar a pesquisa completa clique aqui.