Estudo revela hábitos de mídia da Câmara dos Deputados

14 de agosto de 2015

Em sua oitava edição, o Mídia e Política 2015 (clique aqui) dá continuidade ao mais longevo e completo estudo sobre os hábitos de informação dos deputados federais no Brasil.

A FSB Pesquisa entrevistou 229 deputados e divulgou um levantamento inédito sobre o uso das redes sociais. De acordo com o estudo, 96% dos entrevistados estão conectados ao Facebook e 97% utilizam perfis nas redes sociais para divulgar ações parlamentares.

A idade, uma variável que costuma influenciar questões sobre o nível de interação dos indivíduos com a internet, não é uma barreira para os parlamentares. A relação com o universo das redes é uma questão de sobrevivência, e não de preferência.

Seguido da internet, os jornais ainda são a principal fonte de informação de 50% dos parlamentares. Entre os jornais brasileiros, a Folha de S. Paulo é o mais lido entre deputados, com 74% de preferência. No dia 11 de agosto, o jornal publicou matéria com chamada de capa e divulgou os dados também em seus canais oficiais do Twitter, Folha.com e Portal Uol (clique aqui).

No mesmo dia, o âncora Milton Jung comentou a pesquisa durante o Jornal da CBN. A emissora veiculou a matéria no site oficial (clique aqui) e enfatizou que quase 80% dos deputados federais ouvem rádio para se informar. O Jornalistas&Cia (clique aqui) e o portal Meio&Mensagem também divulgaram resultados do Mídia e Política 2015 (clique aqui).