Voltar

Notícias

FSB INFLUÊNCIA: Conheça o índice de performance dos presidenciáveis nas redes sociais

Mesmo com Lula preso há 3 meses, redes sociais do petista desbancam Bolsonaro

Preso há três meses na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR), o ex-presidente Lula continua influente nas redes sociais. Com seus perfis operados por terceiros, uma vez que Lula não tem acesso a computadores ou celulares, o petista foi o presidenciável mais influente nas redes sociais durante o mês
de junho, de acordo com o FSBinfluênciaPresidenciáveis, índice produzido pela FSB Comunicação e pela FSB Pesquisa que monitora 24 horas a atuação de 18 potenciais candidatos no Twitter e no Facebook.

Com diversos posts pedindo sua libertação e conteúdos de campanha publicados, Lula desbancou o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que caiu para 2º lugar no ranking dos presidenciáveis. O pódio é completado por Manuela D’Ávila (PCdoB), que subiu três posições em relação a maio, muito em virtude da repercussão de sua participação no Programa Roda Viva, da TV Cultura. Dessa vez, o lanterna em influência nas redes foi o também ex-presidente Fernando Collor (PTC). O estudo monitorou durante todo o mês de junho 18 potenciais candidatos à Presidência da República. São incluídas as páginas públicas no Facebook e os perfis no Twitter, sendo captadas todas as publicações feitas pelos perfis, independentemente de
serem orgânicas ou patrocinadas.

Veja abaixo o ranking completo dos 18 presidenciáveis monitorados, com sua posição em junho e a comparação com maio:

Pré-candidato(a) Posição
em junho
Posição
em maio
Lula 1 2
Jair Bolsonaro 2 1
Manuela D’Ávila 3 6
João Amoêdo 4 5
Álvaro Dias 5 4
Marina Silva 6 7
Flávio Rocha 7 8
Guilherme Boulos 8 3
Jaques Wagner 9 9
Geraldo Alckmin 10 11
Henrique Meirelles 11 13
Ciro Gomes 12 12
Rodrigo Maia 13 14
Fernando Haddad 14 15
Paulo Rabello Castro 15 10
Guilherme Afif 16 16
Aldo Rebelo 17 18
Fernando Collor 18 17

Números de junho

Ao longo de todo o mês de junho, os 18 presidenciáveis monitorados pelo FSBinfluência postaram 5.175 conteúdos, volume 18,1% inferior ao número total de publicações realizadas em maio. De tudo o que foi postado em junho, 52,0% foram publicados no Facebook e 48,0%, no Twitter. Com menos publicações, juntos, os 18 candidatos acumularam em junho 13.477.285 interações nas redes, volume 20,5% menor que o registrado no mês anterior. Do total de interações registradas em junho, 83,5% se deram no Facebook e apenas 16,5% no Twitter.

Líder no ranking de influência (que atribui pesos diferentes às redes e aos diferentes tipos de interação; confira metodologia abaixo), o ex-presidente Lula foi também o que mais engajou em números absolutos. Em junho, o petista registrou 3,29 milhões de interações no Facebook e no Twitter, o equivalente a 24,4% do total recebido pelos 18 presidenciáveis monitorados.

O segundo candidato com mais interações foi Jair Bolsonaro, com 3,25 milhões, ou 24,1% do total. Em terceiro ficou Manuela D’Ávila (PCdoB), com 2 milhões de interações (14,9% do total). Juntos, os três presidenciáveis mais influentes somaram 2/3 de todas as interações recebidas pelos 18 monitorados.

Por rede
A maior influência de Lula nas redes se deve ao seu desempenho no Facebook, que tem maior peso no cálculo do FSBinfluênciaPresidenciáveis. Nesta rede, o petista ficou em 1º, também seguido por Bolsonaro. O ranking do Facebook é igual ao ranking geral até a 5ª posição. A primeira diferença se dá na 6ª colocação, onde Flávio Rocha tem desempenho melhor do que Marina Silva (Rede). No Twitter, no entanto, Bolsonaro foi o presidenciável com melhor desempenho em junho, superando, na ordem, Marina Silva, Manuela D’Ávila e Lula. No Twitter, o perfil de Lula subiu quatro posições e foi o 4º mais influente, o que lhe ajudou a desbancar Bolsonaro no primeiro posto do ranking geral.

Ranking FSBinfluência no Facebook

Pré-candidato(a) Posição
em junho
Posição
em maio
Lula 1 2
Jair Bolsonaro 2 1
Manuela D’Ávila 3 6
João Amoêdo 4 5
Álvaro Dias 5 3
Flávio Rocha 6 7
Marina Silva 7 8
Jaques Wagner 8 9
Guilherme Boulos 9 4
Henrique Meirelles 10 13
Ciro Gomes 11 11
Geraldo Alckmin 12 12
Rodrigo Maia 13 14
Paulo Rabello de Castro 14 10
Guilherme Afif 15 17
Fernando Haddad 16 15
Aldo Rebelo 17 18
Fernando Collor 18 16

Ranking FSBinfluência no Twitter

Pré-candidato(a) Posição
em junho
Posição
em maio
Jair Bolsonaro 1 1
Marina Silva 2 2
Manuela D’Ávila 3 5
Lula 4 8
Geraldo Alckmin 5 4
Guilherme Boulos 6 3
João Amoêdo 7 6
Álvaro Dias 8 7
Fernando Haddad 9 9
Ciro Gomes 10 10
Henrique Meirelles 11 13
Flávio Rocha 12 11
Jaques Wagner 13 12
Paulo Rabello de Castro 14 15
Aldo Rebelo 15 16
Guilherme Afif 16 14
Rodrigo Maia 17 17
Fernando Collor 18 18

Metodologia
O FSBinfluênciaPresidenciáveis – junho 2018 monitorou as publicações de 18 presidenciáveis de 1º a 30 de junho. Os nomes foram selecionados a partir das pesquisas de intenção de voto realizadas este ano. Foram incluídos nomes já testados junto ao eleitorado em cenários estimulados ou que tenham sido apontados nas perguntas espontâneas. Alguns candidatos lembrados pelos eleitores nessas pesquisas não integram o levantamento por não estarem presentes nas redes sociais ou por estarem no Facebook apenas com perfis individuais, e não páginas públicas.

Foram contabilizadas publicações no Facebook e no Twitter. Para se calcular a nota de cada um e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o tipo de engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos). São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das duas redes sociais.

Mais informações
Fernando Teixeirense (fernando.teixeirense@fsb.com.br)
Marcelo Tokarski (marcelo.tokarski@fsb.com.br)
WhatsApp: (61) 99243-9205

Compartilhe