Voltar

Notícias

FSB lança nona edição do Mídia e Política 2016

A FSB Pesquisa lançou Mídia e Política 2016. A nona edição da pesquisa dá continuidade ao mais longevo e completo estudo sobre os hábitos de informação dos deputados federais no Brasil. Neste ano, além da série que acompanha o histórico de consumo de jornais, internet, rádio, TVs e revistas, o Mídia e Política traz uma série de novidades, como o índice de confiança dos parlamentares nos diversos meios de informação.

A equipe FSB entrevistou 230 deputados, de 26 diferentes partidos. De acordo com o estudo, os jornais impressos continuam sendo a principal fonte de informação dos parlamentares: 43% dos deputados federais entrevistados. 32% se informam pela internet, 16% pela televisão e 6% pelo rádio.

A pesquisa mostra ainda que a “Folha de S.Paulo” aparece como o preferido pelo nono ano consecutivo, com 65%, seguida por “O Estado de S. Paulo” (41%), “O Globo” (31%), “Valor Econômico” (14%) e “Correio Braziliense” (12%).

Pela primeira vez este ano, o Mídia e Política investigou o grau de confiança dos parlamentares no conteúdo noticioso dos diversos meios de informação. Os dados revelam que os jornais impressos são o meio de informação mais confiável (70%).  Em segundo lugar entre as respostas estão as rádios de notícia e os telejornais, empatados com 60%, seguidos de portais e sites de notícia (51%), revistas semanais (47%), blogs (34%), Twitter (19%) e o Facebook (18%).

O lançamento da pesquisa aconteceu em eventos nos escritórios do Rio, São Paulo e Brasília. Estiveram presentes cerca de 70 clientes e parceiros, incluindo CNI, NTU, Aneor, Energisa, Governo do Rio, Prefeitura do Rio, OAB-RJ, IRB-Brasil, Oxiteno, Pão de Açúcar, Arteris, Abrainc, Brasil Kirin, Instituto Butantan, ITV, Secretaria de Cultura de SP, Ambev, CNT, TIM, Shell, Braskem, Facebook, CBIC, FTI Consulting. Veja o estudo na íntegra: Relatório Mídia e Política 2016

Confira a repercussão do estudo na mídia:

G1 amplia vantagem como portal de notícias preferido dos deputados

Folha é jornal mais lido por deputados, segundo pesquisa

Jornalistas&Cia – Edição 21/09

Compartilhe