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Conheça o índice FSB Influência Congresso

A FSB Comunicação acaba de lançar o estudo FSBinfluênciaCongresso, índice que monitora e mede a influência de deputados federais e senadores nas redes sociais. Além de reforçar a vocação da agência em se relacionar com diferentes públicos, a primeira ferramenta digital de relações governamentais da FSB tem o objetivo de enriquecer o debate sobre o uso das redes sociais no Brasil.

Conheça a primeira edição do FSBinfluênciaCongresso

Desenvolvida pela FSB Pesquisa e Métricas, a metodologia captura todos os posts dos parlamentares e considera em seu cálculo seis critérios: número de seguidores, posts, curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance estimado. Os dados têm pesos diferentes para cada critério e cada rede social, Facebook e Twitter. O resultado final é um índice de influência, que varia de 0 a 100 e classifica os parlamentares em um ranking. O estudo inicial mostra que, dos 560 parlamentares monitorados, 94,3%  são ativos nas redes. Apenas 34 não atualizam ou não têm perfis nas redes sociais.

Após analisar 85.203 posts feitos por 559 parlamentares durante o primeiro semestre legislativo, a primeira edição do FSBinfluênciaCongresso mostra polarização nas redes. Entre os 10 parlamentares mais influentes no ambiente digital, cinco são petistas e dois são da família Bolsonaro. O domínio dos parlamentares petistas se estende ao ranking dos partidos. O PT lidera com 80 pontos. Outros dois maiores partidos do Congresso, o PMDB aparece na 10º posição, com 13,4 pontos, e o PSDB apenas na 15ª, com 8,1 pontos. A partir da segunda edição, um índice individual vai comparar o desempenho pessoal de cada parlamentar com sua performance média ao longo do primeiro semestre de 2017.

O FSBinfluênciaCongresso é o primeiro de uma série de estudos que a FSB Comunicação desenvolveu sobre influenciadores digitais. Para mais informações, entre em contato com fernando.teixeirense@fsb.com.br e/ou marcelo.tokarski@fsb.com.br, ou mande um WhatsApp para (61) 99243-9205.

Conheça a primeira edição do FSBinfluênciaCongresso

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