Voltar

Notícias

O Globo publica artigo de Francisco Soares Brandão

O jornal O Globo desta quarta-feira (10) traz artigo do sócio-fundador da FSB, Francisco Soares Brandão, sobre o perigo das notícias falsas divulgadas na internet.

Segundo Francisco, a ocorrência das chamadas fake news cresceu de forma exponencial e ameaça até influenciar o resultado de eleições em países desenvolvidos.

“Do ponto de vista político, tentam influenciar o debate para promover um ponto de vista ou beneficiar um candidato ou partido em detrimento dos demais. São usadas também para atrair tráfego para sites que faturam com publicidade online”, ressalta.

O sócio-fundador lembra também que as notícias falsas podem gerar consequências trágicas na vida de pessoas comuns e que o impacto real já delas faz com que nossa sociedade se organize para combatê-las. Grandes veículos, como O GLOBO e o “Wall Street Journal”, lançaram campanhas para chamar a atenção das pessoas contra o perigo das notícias inventadas. No final de abril, o fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, Jimmy Wales, colocou no ar um jornal online colaborativo chamado Wikitribune, para verificar e denunciar notícias falsas.

“As fake news são o ovo da serpente moderno. Como sociedade, não podemos permitir que o fenômeno se alastre a ponto de não sermos mais capazes de separar o joio do trigo, a verdade da mentira. Nesse sentido, todos podemos colaborar ao evitar disseminar notícias de fontes não confiáveis simplesmente porque elas reforçam os pontos de vista nos quais acreditamos. Afinal, bom senso não faz mal a ninguém”, conclui Francisco.

Confira na íntegra: Você tem certeza?

Versão condensada do artigo também foi publicada no perfil de Francisco Soares Brandão no LinkedIn.

Compartilhe