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Rock in Rio Lisboa 2018

Cenário:
A Ipiranga é uma das marcas patrocinadoras do Rocak in Rio, tanto da edição nacional quanto da europeia do festival, o Rock in Rio Lisboa. No Brasil, sua presença é bastante reconhecida pelo público com uma série de ações antes do evento assim como ativações e produções durante os shows. Para a versão portuguesa, Ipiranga queria também dar maior visibilidade à sua participação.

Desafio:
Ativar as marcas Ipiranga e am/pm (a franquia de conveniência da companhia) dentro da conversa digital relacionada ao Rock in Rio Lisboa.

Objetivos:

  • Manter a marca como Top of Mind relacionada ao festival
  • Ampliar o relacionamento com públicos que ainda não se engajavam com a marca

Plano tático:
Para atender aos objetivos do cliente e aproximar a marca de novos públicos e influenciadores, a FSB criou uma promoção nacional que foi dividida em duas frentes: uma voltada para o público-geral e outra focada exclusivamente nos influenciadores (youtubers, produtores de conteúdo). O prêmio era uma viagem de luxo para Lisboa com acesso à área VIP do festival para 27 vencedores.

Mecânica da promoção:
Público geral: o participante (maior de 18 anos) deveria fazer login no hotsite da campanha com suas contas nas redes sociais e publicar em seu perfil aberto em post público uma resposta à pergunta “que loucura você faria para ir ao Rock in Rio Lisboa?” usando a hashtag #RiRLisboaAMPM. O link dessa publicação deveria ser cadastrada no hotsite junto aos seus dados pessoais para validar a participação, que geraria um cupom numérico que seria sorteado de acordo com os números da Loteria Federal. Seriam 15 vencedores encontrados dessa forma.

Influenciadores: já para a frente voltada para youtubers, o participante (também maior de 18 anos) deveria gravar um vídeo de até 1min30 em uma am/pm com o desafio de em 30 segundos pegar tudo o que conseguissem na loja para sobreviver a um dia inteiro no Rock in Rio Lisboa. Subir o vídeo em seu canal no Youtube com a hashtag da promoção na descrição e cadastrá-la no hotsite com seus dados. Os 12 mais votados pelo público seriam os vencedores.

Com o objetivo de dar a maior visibilidade à promoção e engajar o público já no lançamento, a FSB convocou 3 influenciadores para serem embaixadores da promoção: Nah Cardoso 93 milhões de inscritos no Youtube), Federico Devito (445 mil inscritos) e Maddu Magalhães (1,8 milhão de inscritos). Os três, além de comunicarem o início da promoção, também explicaram toda a mecânica de participação em seus canais no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

Resultados:
–  22,1 milhões de alcance dos conteúdos
–  24.930 votos do público
– 20.678 participações do público geral no sorteio
– 440.000 visualizações de vídeo promocional da Ipiranga e seus influenciadores

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