Francisco Soares Brandão, sócio-fundador da FSB Comunicações, fala sobre os novos caminhos do mercado de comunicação

24 de setembro de 2010

Novos caminhos

Por Francisco Soares Brandão, sócio-fundador da FSB Comunicações

A FSB completa 30 anos de história em 2010. Como sócio-fundador da empresa, posso dizer, sem exageros, que acompanhei de perto o desenvolvimento do mercado de comunicação corporativa no Brasil. Tenho muito orgulho do que construímos nessas últimas décadas e, mais do que isso, sou um otimista em relação ao nosso futuro.

Meu otimismo é resultado direto da profissionalização desse mercado em nosso País. As principais agências deixaram de ser apenas assessorias de imprensa e se consolidaram efetivamente como consultorias de comunicação para entidades públicas e privadas. Para isso, contam em seus quadros com alguns dos melhores profissionais do setor de comunicação/jornalismo e oferecem ao cliente consultoria e serviços estratégicos para o processo de construção e proteção do principal ativo de qualquer organização: sua reputação.

A importância do trabalho de consultoria para a construção da imagem pública das organizações já é largamente reconhecida no setor privado. Todas as principais empresas brasileiras e multinacionais contam com profissionais dedicados e com o apoio externo de agências especializadas, como é o caso da FSB. No setor público, esta cultura está se desenvolvendo e, tenho certeza, crescerá em ritmo acelerado nos próximos anos. Os órgãos do governo que já adotam o modelo percebem a diferença de poder contar com o suporte e o aconselhamento de nossas empresas.

Na FSB, minha obsessão permanente é poder contar com a melhor equipe do mercado. Investimos muito nisso e hoje contamos com um time multidisciplinar, que congrega senioridade e juventude, experiência e agilidade. Muitos de nossos profissionais passaram pelas principais redações do País, incluindo TV Globo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, O Globo, Correio Braziliense e O Estado de S.Paulo, entre outras.

Além disso, a prioridade da FSB tem sido estruturar-se para oferecer ao cliente cada vez mais serviços estratégicos para seu negócio. Em 2009, por exemplo, a agência criou o Instituto FSB Pesquisa, com o objetivo de realizar levantamentos de opinião para respaldar a tomada de decisão das empresas, aprimorar investimentos e qualificar estratégias de comunicação.

Na área de novas mídias, foi criada a FSB Digital, especializada no desenvolvimento de estratégias de comunicação envolvendo o universo digital. Na área de produção de conteúdo e análise de mídia, estruturou-se o núcleo Imagem & Mídia, formado por profissionais com larga experiência em jornalismo, marketing e estatística.

Ao completar 30 anos de existência, a FSB resistiu à tentação de descansar sobre os louros e está permanentemente se reinventando. Sempre com o objetivo de oferecer a nossos clientes serviços de qualidade e estratégias de comunicação que tragam resultados concretos para seus negócios.

Francisco Soares Brandão é sócio-fundador da FSB Comunicações.