Monitoramento de redes sociais: Como fazer e as melhores ferramentas

24 de outubro de 2020

O monitoramento de redes sociais é fundamental para o sucesso de uma estratégia digital. Estar presente na rede social não é sinônimo de sucesso digital. As marcas que querem entrar de forma definitiva nas mídias sociais precisam de ferramentas e estratégias que as posicionem de forma estratégica e gere o engajamento com o público.  E para engajar da forma certa o primeiro passo é ouvir o que está sendo dito

O que é monitoramento de redes sociais ou monitoramento digital?

O que é monitoramento digital?

Monitoramento de redes sociais é o processo de acompanhar e mensurar métricas e resultados das estratégias digitais de uma marca nas mídias sociais, considerando informações como dados de tráfego e de engajamento com a marca e indicadores de performance (KPI).

O profissional de comunicação e de marketing que domina essas ferramentas e traz apresentações relevantes sobre a marca nas redes sociais cria um diferencial que, quando bem executado, leva a empresa para destaque e a um outro nível de alinhamento com o que seu público espera.

O monitoramento de redes sociais é o acompanhamento contínuo e estruturado por métricas de todas as interações, reações (como curtidas, salvar conteúdo e compartilhamentos) e comentários dos públicos, mostrando o que vem sendo dito sobre a sua marca em mídias sociais como o Instagram, Twitter, Facebok e Youtube, entre outras.

Esse acompanhamento exige métricas e definição de objetivos para que o gestor de redes sociais possa traçar estratégias e criar conversão entre a reputação que se deseja ter e o que o público realmente enxerga.

Neste artigo você vai entender por que, como e quando aplicar o monitoramento de redes sociais e também como gerar um relatório de monitoramento que traga resultados surpreendentes para a gestão da sua marca.

Como fazer o monitoramento de redes sociais?

A rede social é o espelho digital da vida: ela não para! Então, o monitoramento dela deve ser 24×7, com ferramentas que captem todo esse movimento em tempo real.

Nunca se sabe quando um assunto vai emergir, seja pela imprensa ou pela própria sociedade, logo, é fundamental que o gestor de redes sociais tenha mecanismos para ser avisado sempre que um alerta surgir na reputação da marca.

Para fazer um trabalho de monitoramento de redes sociais é preciso técnica para captar de forma exata o que realmente é a voz do público dentro daquele mundo que é a mídia social.

Nesse caso, as citações sobre a marca são o ponto de partida, e devem estar enquadradas em critérios objetivos para gerar comparabilidade ao longo do tempo.

Quais os principais pontos a serem observados no monitoramento?

  • o nome da marca e suas variações mais comuns, se houver. Se o seu público cita a marca com erros ou abreviações, é preciso considerar também no monitoramento;
  • os nomes dos principais produtos e serviços da empresa;
  • as menções com tags e hashtags no Twitter, Instagram e Facebook. Essas menções podem ter vários termos de busca como o nome da marca, de produto, de serviço, de slogan de campanha lançada, entre outros;
  • palavras-chave que tenham proximidade com o assunto da marca, produto ou serviço;
  • menções com filtro por localização, quando for o caso;
  • adicionalmente, busca por menções do principal concorrente da marca para entender qual a percepção que o público tem de empresas do mesmo segmento.

Ao extrair todas essas informações, o analista de redes sociais se vê com um grande material para entender e identificar para onde a audiência da marca está indo.

Pelo monitoramento das redes sociais, o analista pode compreender quem são os apoiadores e os detratores, as palavras que mais associam à marca (que podem ser insumo para novas campanhas e posicionamentos), as postagens com maior engajamento, o perfil do público que mais fala sobre o assunto e os dados de imagem da marca ao longo do tempo.

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Quais as métricas de redes sociais?

As métricas de redes sociais só indicadores de peformance (KPIs) que servem para medir os resultados alcançados em suas campanhas online.

Geralmente as plataformas de mídia sociais já possuem suas próprias ferramentas de análise, o Facebook por exemplo tem a guia Insights. No Twitter, você navega para o Twitter Analytics. No Instagram e no Pinterest, você precisará de contas comerciais antes de poder ver seus dados.

As principais métricas são: Likes, Comentários, Retweets, Taxa de Engajamento, Alcance Orgânico, Taxa de Rejeição e Taxa de Cliques (CTR)

Qual a melhor ferramenta para o monitoramento de redes sociais?

Entendendo que é preciso monitorar tudo (e sempre!) fica claro que o gestor de redes precisa de apoio tecnológico de um bom gerenciador de redes que gere relatórios automatizados para essa gestão.

Atualmente, existem várias ferramentas e softwares no mercado que puxam os dados, mas o mais importante é o trabalho proativo do profissional que está por trás da ferramenta criando os termos de busca, organizando as informações e extraindo inteligência dos dados obtidos para gerar novas ações.

Acompanhar continuamente as suas mídias sociais traz um controle maior da imagem da marca, sendo usado tanto para ações proativas (como lançamentos, ações com a comunidade e propaganda) quanto para ações de gerenciamento de crise e gestão da reputação.

Separamos algumas das melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais para te ajudar a colocar em prática o seu monitoramento.

10 ferramentas para monitoramento de redes sociais

  • Hootsuite
  • Google Alerts
  • HubSpot
  • TweetReach
  • BuzzSumo
  • Mention
  • Stilingue
  • Vtracker
  • Buzzmonitor
  • Knewin

8 ferramentas de monitoramento redes sociais gratuitas

  • Hootsuite
  • Google Alerts
  • Etus
  • Sociography
  • Trendsmap
  • Buffer
  • Union Metrics
  • Quintly

Como fazer um relatório de monitoramento de redes sociais

Com todas as informações, é hora de mostrar os resultados! Crie um relatório eficiente e que entregue para a sua marca o que é relevante.

Passo a passo:

Passo 1 – a análise: a abertura do relatório deve conter uma síntese de tudo que foi compreendido naquele período, que pode ser diário, semanal ou mensal e ser amplo sobre a marca ou por produto/lançamento. No caso do relatório diário, essa abertura tem que ser ainda mais curta e direta, focando nos pontos de maior alcance do dia e já direcionando ações a serem tomadas imediatamente.

Passo 2 – gráfico de menções classificadas em positivas, negativas e neutras: com uma grande quantidade de dados é preciso tornar visual o resultado que se pretende mostrar. Após classificar as menções, crie gráficos com a distribuição dos dados, facilitando a tomada de decisão e a comparação com outros períodos.

Passo 3 – dias de pico e qualificações: é importante trazer os destaques do dia, semana ou mês para que sejam vistos no detalhe. Com essa informação, é possível avaliar quais foram as postagens que mais movimentaram a sua rede. Use prints e dados para ilustrar o que está apresentando.

Passo 4 – Tags, hashtags e nuvem de palavras: ao filtrar suas menções é possível perceber quais os termos foram mais usados pelos usuários, quais as hashtags mais associam ao seu tema e à sua marca e como o seu conteúdo tagueado foi percebido. Isso irá ajudar no planejamento dos próximos conteúdos e nas interações com o público.

Passo 5 – Análise por canal: é importante ter o detalhamento por rede social com dados como: novos seguidores, unfollow, alcance médio e por postagem e engajamento.

Passo 6 – Análise do atendimento ao usuário: para fechar você deve trazer quais foram os temas que mais geraram interação nos canais, temas mais reclamados, sugeridos e elogiados e tempo de resposta. Esse é um recurso valioso no monitoramento das redes!

Como fazer um bom monitoramento?

Ao ter a sua audiência monitorada e quantificada, o gestor vai traçar as próximas estratégias de comunicação, mas é imprescindível se lembrar de interagir com os públicos ao longo do processo.

Receber comentários e engajamento e não responder é se manter fora da conversa e perder a maior oportunidade de gestão da marca! Neste trabalho, o mais comum é ter uma equipe de atendimento focada no contato com os internautas, respondendo dúvidas, críticas, elogios e sugestões.

Esse contato direto com a pessoa, marcando o perfil e falando de forma direta, traz uma boa imagem de preocupação com o que está sendo dito, além de gerar a sensação de proximidade entre marca e consumidor.

Mas, atenção! A gestão de comentários nas redes é um trabalho especializado e que deve ser feito de forma profissional e com equipe dedicada.

Algumas crises de imagem podem ser solucionadas (ou geradas) a depender do posicionamento da marca na interação direta com o usuário, então todo o discurso deve estar dotado de estratégia e alinhado com tudo o que foi apurado no monitoramento.

Líder no mercado de comunicação no Brasil, a FSB conta com uma área de inteligência específica para auxiliar no monitoramento de redes sociais corporativas. O FSB Inteligência é especializado em coleta, tratamento e análise de dados para monitoramento de imprensa e redes sociais com a produção de diagnósticos, papers de conjuntura, dashboards, alertas, auditorias, relatórios de performance e acompanhamento.

Todos os serviços e produtos são personalizados, independentemente do porte, do setor, da urgência ou das necessidades do cliente.

Veja algumas de nossas soluções em comunicação digital:

Monitoramentos e Auditorias

Relatórios de exposição e presença na imprensa e nas redes sociais. Captura de grandes volumes de dados e processamento ágil e assertivo.

Alertas

Informações de interesse e menções específicas na imprensa e nas redes sociais compartilhadas de forma instantânea com o cliente.

FSB.x 

Índice de risco reputacional com foco em crise nas redes sociais. Avalia e quantifica o impacto e a profundidade, apoiando a tomada de decisões antes, durante e depois. Resultados compartilhados via dashboard.

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Mapa de Influenciadores

Análise dedicada do comportamento de uma rede social. Estabelece quais são os atores e grupos de maior influência em determinado contexto e quais as relações entre eles. Produz insumos e aponta estratégias de relacionamento com influenciadores. Adaptado para Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Diagnóstico de Presença Digital

Identificação das principais narrativas, grupos de publicadores e espaços ocupados pelo cliente. Compreende a presença digital com foco no planejamento e na execução de ações que contribuam para ajustar ou reforçar posicionamentos frente aos mais diversos públicos.

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