Confira aqui o Ranking Semestral FSB Influencia Congresso 2019

2 de agosto de 2019

Parlamentares que apoiam o governo são os mais influentes nas redes sociais no primeiro semestre de 2019

O Instituto FSB Pesquisa, em conjunto com a área privada da empresa, divulgou mais um ranking FSBinfluênciaCongresso. Trata-se da análise do primeiro período legislativo do novo Congresso Nacional, período compreendido entre 2 de fevereiro a 17 de julho. De acordo com o ranking, parlamentares do bloco de apoio ao governo Bolsonaro predominaram entre os 10 mais influentes das redes sociais, dos quais oito declararam apoio formal ao Presidente da República no último semestre.

A primeira posição do ranking é ocupada pela deputada e líder do governo Joice Hasselmann (PSL-SP). O segundo colocado é o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seguido de Kim Kataguiri (DEM-SP), Carla Zambelli (PSL-SP) e Sargento Fahur (PSD-PR). A oposição possui dois parlamentares entre os 10 melhores colocados: as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Gleisi Hoffman (PT-PR), na sétima e na nona posições, respectivamente. No Top10 dos parlamentares mais influentes no primeiro semestre, metade são parlamentares novatos em Brasília. Na divisão por gênero, quatro dos melhores colocados em influência são mulheres e seis são homens.

No primeiro semestre de 2019, o FSBinfluênciaCongresso capturou 608.438.100 interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) de indivíduos com os perfis dos 594 parlamentares nas redes sociais (todos os deputados e senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes sociais monitoradas: Facebook, Twitter e Instagram). Do total de interações, o PSL foi responsável por 40,6% das curtidas, comentários e compartilhamentos existentes nas redes sociais. O partido que ficou com a segunda colocação na quantidade de interações foi o PT, com 11,6%. O PSOL foi o terceiro partido com maior quantidade de interações (11,4%).

Os parlamentares brasileiros fizeram 430.770 postagens nas redes sociais no primeiro semestre legislativo deste ano. O Facebook é a rede social preferida do Congresso Nacional, concentrando 42,6% do total de postagens. Twitter e Instagram tiveram 32,9% e 24,5% das postagens, respectivamente. Entretanto, o Instagram foi a rede social que gerou o maior número de interações no ambiente digital: 40,7% das interações com os parlamentares foi realizada por meio da plataforma.

Metodologia

O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 2 de fevereiro a 17 de julho. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas contas business) e no Twitter.

Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.

Dos 594 parlamentares, apenas quatro deputados não postaram qualquer conteúdo nas redes sociais neste período. Por isso, o ranking inclui 509 deputados e 81 senadores.

Mais informações

Aline Reis (aline.reis@fsb.com.br)
Marcelo Tokarski (marcelo.tokarski@fsb.com.br)
WhatsApp: (61) 99243-9205

Veja abaixo o ranking dos 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais:

CASA

NOME

PARTIDO

ESTADO

POSIÇÃO

Dep.

JOICE HASSELMANN

PSL

SP

1

Dep.

EDUARDO BOLSONARO

PSL

SP

2

Dep.

KIM KATAGUIRI

DEM

SP

3

Dep.

CARLA ZAMBELLI

PSL

SP

4

Dep.

SARGENTO FAHUR

PSD

PR

5

Dep.

PASTOR MARCO FELICIANO

PODE

SP

6

Dep.

JANDIRA FEGHALI

PCdoB

RJ

7

Sen.

FLÁVIO BOLSONARO

PSL

RJ

8

Dep.

GLEISI HOFFMANN

PT

PR

9

Dep.

TIRIRICA

PL

SP

10

Sen.

ÁLVARO DIAS

PODE

PR

11

Dep.

MARCELO FREIXO

PSOL

RJ

12

Sen.

HUMBERTO COSTA

PT

PE

13

Dep.

FILIPE BARROS

PSL

PR

14

Sen.

MAJOR OLÍMPIO

PSL

SP

15

Dep.

PAULO PIMENTA

PT

RS

16

Dep.

DAVID MIRANDA

PSOL

RJ

17

Dep.

PAULO MARTINS

PSC

PR

18

Sen.

MARCOS DO VAL

CIDADANIA

ES

19

Dep.

ANDRE JANONES

AVANTE

MG

20