Ranking FSB Influência Congresso: importância das redes sociais
6 de junho de 2019
No último bimestre (abril/maio), o ranking FSBinfluênciaCongresso identificou uma maior atuação dos parlamentares nas redes sociais. Com mais seguidores, os deputados federais e senadores também aumentaram o volume de postagens no Facebook, Instagram e Twitter. Um total de 167.038 conteúdos, o que equivale a um crescimento de 17,3% ao postado nos dois meses imediatamente anteriores (fevereiro e março). O Facebook continua como a plataforma utilizada para veicular a maior parte do conteúdo, 43,2%, e também foi a única que viu crescer o volume proporcional de postagens.
Juntos, os deputados e senadores que postaram ao menos um conteúdo nos meses de abril e maio têm 126,6 milhões de seguidores (em 31 de maio) — estatística que inclui a sobreposição de uma mesma pessoa que pode seguir mais de um parlamentar. Na comparação com o início do mandato, o volume total de seguidores cresceu 11,7% (eram 108,5 milhões de seguidores em 1º de fevereiro). A maioria desses seguidores ainda se concentra no Facebook, mas a rede mais famosa do mundo vem perdendo cada vez mais market share em número de seguidores para o Instagram.
Interações mais relevante nas redes, o compartilhamento de conteúdo só é possível no Facebook e no Twitter (o equivalente ao retuíte). No bimestre, foram 34,6 milhões conteúdos compartilhados a partir das redes dos parlamentares, um aumento de 7,8% na comparação com o bimestre anterior (fevereiro/março). A ampla maioria (82,0%) se deu no Facebook, contra apenas 18,0% no Twitter.
Liderança
Diante deste cenário, o bloco de oposição acirrou a disputa com o PSL por mais espaço no ranking dos parlamentares mais influentes nas redes sociais, na comparação com o primeiro bimestre legislativo (fevereiro/março). A nova edição do FSBinfluênciaCongresso mostra que a líder do governo Bolsonaro, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) se manteve como a parlamentar brasileira mais influente no ambiente digital, mas PT, PSol e PCdoB ganharam terreno no Top20. O PSL conta novamente com seis nomes no ranking, mas o bloco formado por PT, PSol e PCdoB passa a contar também com seis nomes (três do PT, dois do PSOL e um do PCdoB).
Além de Joice, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) manteve o 2º lugar no ranking. No entanto, houve troca no 3º lugar: saiu Sargento Fahur (PSD-PR, agora em 5º lugar) e entrou Kim Kataguiri (DEM-SP). O 4º lugar foi ocupado pela também deputada Carla Zambelli (PSL-SP), única parlamentar que chegou a superar Joice Hasselmann uma nas parciais semanais do ranking. Desde 1º de fevereiro, Carla desbancou Joice em apenas uma das 17 semanas de monitoramento.
O novo Top20 bimestral tem três estreantes. Dois são deputados paranaenses que subiram 13 posições cada em relação ao bimestre fevereiro/março: Filipe Barros (PSL-PR, agora em 14º) e Paulo Martins (PSC-PR, em 17º). O outro é o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que subiu três posições e agora é o 18º mais influente no Congresso.
Dos 20 parlamentares que mais bombam nas redes sociais, 14 são deputados federais e apenas seis são senadores. No Senado, mais bem colocado é Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que aparece em 8º lugar no ranking do Congresso. O Top20 do FSBinfluênciaCongresso no bimestre abril/maio é dominado por parlamentares novatos: são 11, contra 9 reeleitos. Entre os mais influentes, 16 são homens e 4, mulheres.
Dono da maior bancada no Congresso, o Estado de São Paulo domina o ranking, com 7 dos 20 parlamentares mais influentes. Neste período, os parlamentares do Paraná se destacaram, ocupando 5 posições (eram apenas 3 do Estado no bimestre anterior). O Rio de Janeiro aparece em terceiro, com 4 nomes no Top20.
Obs.: apenas quatro deputados e um senador não postaram qualquer conteúdo nas redes sociais em abril e maio, por isso os rankings a seguir incluem 509 deputados e 80 senadores.
Veja abaixo o ranking dos 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais:
| 
 CASA  | 
 NOME  | 
 PARTIDO  | 
 ESTADO  | 
 POSIÇÃO  | 
| 
 Dep.  | 
 JOICE HASSELMANN  | 
 PSL  | 
 SP  | 
 1  | 
| 
 Dep.  | 
 EDUARDO BOLSONARO  | 
 PSL  | 
 SP  | 
 2  | 
| 
 Dep.  | 
 KIM KATAGUIRI  | 
 DEM  | 
 SP  | 
 3  | 
| 
 Dep.  | 
 CARLA ZAMBELLI  | 
 PSL  | 
 SP  | 
 4  | 
| 
 Dep.  | 
 SARGENTO FAHUR  | 
 PSD  | 
 PR  | 
 5  | 
| 
 Dep.  | 
 PASTOR MARCO FELICIANO  | 
 PODE  | 
 SP  | 
 6  | 
| 
 Dep.  | 
 GLEISI HOFFMANN  | 
 PT  | 
 PR  | 
 7  | 
| 
 Sen.  | 
 FLÁVIO BOLSONARO  | 
 PSL  | 
 RJ  | 
 8  | 
| 
 Dep.  | 
 TIRIRICA  | 
 PR  | 
 SP  | 
 9  | 
| 
 Sem.  | 
 ÁLVARO DIAS  | 
 PODE  | 
 PR  | 
 10  | 
| 
 Dep.  | 
 JANDIRA FEGHALI  | 
 PCdoB  | 
 RJ  | 
 11  | 
| 
 Dep.  | 
 MARCELO FREIXO  | 
 PSOL  | 
 RJ  | 
 12  | 
| 
 Sem.  | 
 HUMBERTO COSTA  | 
 PT  | 
 PE  | 
 13  | 
| 
 Dep.  | 
 FILIPE BARROS  | 
 PSL  | 
 PR  | 
 14  | 
| 
 Sen.  | 
 MAJOR OLÍMPIO  | 
 PSL  | 
 SP  | 
 15  | 
| 
 Dep.  | 
 PAULO PIMENTA  | 
 PT  | 
 RS  | 
 16  | 
| 
 Dep.  | 
 PAULO MARTINS  | 
 PSC  | 
 PR  | 
 17  | 
| 
 Sen.  | 
 JORGE KAJURU  | 
 PSB  | 
 GO  | 
 18  | 
| 
 Sen.  | 
 MARCOS DO VAL  | 
 CIDADANIA  | 
 ES  | 
 19  | 
| 
 Dep.  | 
 DAVID MIRANDA  | 
 PSOL  | 
 RJ  | 
 20  | 
Partidos
O FSBinfluênciaCongresso não monitora as redes próprias dos partidos, mas avalia conjuntamente o desempenho agregado de cada bancada nas redes sociais. No período entre abril e maio, o PSL foi a bancada mais influente nas redes, seguida pelo PT e pelo Podemos.
A metodologia do FSBinfluênciaCongresso atribui uma nota que pode variar de 0 a 100 para cada parlamentar e também para cada legenda (no agregado dos parlamentares). No período analisado, a nota da bancada do partido do presidente Jair Bolsonaro atingiu inéditos 95,0 pontos (eram 88,7 no bimestre imediatamente anterior), o que significa que, juntos, os integrantes do PSL foram os melhores em praticamente todos os quesitos que compõem o indicador.
A nota obtida pelo PSL é mais que o dobro da nota petista, que, no entanto, também cresceu de 39,4 para 47,3. O Podemos, que se manteve em 3º lugar no ranking partidário, piorou seu desempenho, com a nota caindo de 30,8 para 28,4. Abaixo, o ranking dos partidos:
| 
 PARTIDO  | 
 NOTA  | 
 POSIÇÃO  | 
| 
 PSL  | 
 95,0  | 
 1  | 
| 
 PT  | 
 47,3  | 
 2  | 
| 
 PODE  | 
 28,4  | 
 3  | 
| 
 PSOL  | 
 28,1  | 
 4  | 
| 
 DEM  | 
 25,1  | 
 5  | 
| 
 PSD  | 
 19,7  | 
 6  | 
| 
 PR  | 
 13,9  | 
 7  | 
| 
 PSB  | 
 13,5  | 
 8  | 
| 
 PSDB  | 
 12,1  | 
 9  | 
| 
 PCdoB  | 
 11,7  | 
 10  | 
| 
 PSC  | 
 11,7  | 
 11  | 
| 
 PDT  | 
 11,2  | 
 12  | 
| 
 PP  | 
 9,7  | 
 13  | 
| 
 CIDADANIA  | 
 8,7  | 
 14  | 
| 
 PRB  | 
 8,2  | 
 15  | 
| 
 MDB  | 
 7,2  | 
 16  | 
| 
 NOVO  | 
 6,3  | 
 17  | 
| 
 AVANTE  | 
 6,2  | 
 18  | 
| 
 REDE  | 
 4,8  | 
 19  | 
| 
 PV  | 
 4,6  | 
 20  | 
| 
 PROS  | 
 3,9  | 
 21  | 
| 
 SEM PARTIDO  | 
 2,8  | 
 22  | 
| 
 PATRI  | 
 2,4  | 
 23  | 
| 
 PHS  | 
 1,7  | 
 24  | 
| 
 SOLIDARIEDADE  | 
 1,4  | 
 25  | 
| 
 DC  | 
 1,3  | 
 26  | 
| 
 PRP  | 
 0,9  | 
 27  | 
| 
 PTB  | 
 0,9  | 
 28  | 
| 
 PTC  | 
 0,9  | 
 29  | 
| 
 PMN  | 
 0,8  | 
 30  | 
| 
 PPL  | 
 0,6  | 
 31  | 
Metodologia
O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º de abril a 31 de maio. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas contas business) e no Twitter.
Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.
Mais informações Aline Reis (aline.reis@fsb.com.br)
Marcelo Tokarski (marcelo.tokarski@fsb.com.br)
WhatsApp: (61) 99243-9205
                            


