Reabertura da Orla Rio

Reabertura da Orla Rio – Covid-19  – Case (1ª fase)

A pandemia do coronavírus criou um impacto inesperado em todo o mundo e em todas as áreas da sociedade. Empresas adotaram home-office. Pessoas em quarentena fizeram explodir uso de redes sociais e compras por e-commerce. Demissões ampliaram. Bolsas explodiram e negócios fecharam e passaram a viver dias de caos.

A partir de maio de 2020 a diretoria da Orla Rio decidiu que precisava planejar como seria feito a abertura dos mais de 309 quiosques (mais de 34 km de praia) no Rio de Janeiro que gerencia. A concessionária precisava de uma solução para preparar esse retorno dentro das novas regras de saúde que a pandemia impôs à sociedade: como voltar para a praia, abrir quiosques, receber pessoas e dar  condições aos operadores para fazer isso com segurança?

Projeto Regresso:

Em meio ao caos provocado pela pandemia a FSB Comunicação criou uma nova solução baseada em 3 pilares essenciais para o retorno de negócios à atividade no momento pós-covid-19: saúde, comportamento de consumo e comunicação. A plataforma foi concebida para ajudar clientes em necessidades que iam além da comunicação e com necessidade multidisciplinar.

Desafio Orla Rio

E foi o Projeto Regresso que norteou toda a decisão da Orla Rio. Junto com a FSB criamos o Projeto Recomeço para criar todos os protocolos de reabertura dos quiosques considerando os citados 3 pilares. E com desafios adicionais: protocolos de saúde para toda a complexidade do atendimento dos quiosques na praia; engajamento dos operadores para seguir as diretrizes sanitárias; comunicar de forma adequada a população considerando que o comportamento das pessoas na praia é fundamental.

Resultados (1ª fase)

A FSB, em 1 mês, entregou:

  Um Guia de Reabertura da Orla rio com mais de 921 processos e procedimentos (desde como higienizar mesas até novas adaptações para ambientes subterrâneos passando por relacionamento e distanciamento do público). Liderado e assinado pelo time da mestre em dinâmicas de doenças contagiosas e epidemiologista, Adélia Marçal

– O Guia foi considerado pela Prefeitura do Rio como o mais completo entre todos os que foram encaminhados para a Análise do setor especialista.

– Engajamento dos operadores: 5 lives educativas realizadas para apresentar o projeto e tirar dúvidas, além de alertar para todos os pontos de aplicação do Guia; folhetos informativos e resumos dos procedimentos em materiais diversos

– Estratégia de comunicação digital com Key Visual para o Projeto Recomeço para todas as redes (com 3 etapas de execução que contemplam a volta gradativa – #SaudadeDaPraia / #DeVoltaPraPraia / #PraiaDoFuturo)

– Estratégia de PR lançando o projeto com exclusividade em jornal de circulação nacional ( Folha de S Paulo) e mais de 20 veículos.

– Placas informativas (derivadas do material criado para as redes) para sinalização dos quiosques.