#EnergiaParaSuperar

Cenário

No contexto da pandemia e com o setor de petróleo e gás afetado pela crise (covid-19 + crise do preço do petróleo no cenário internacional), a indústria precisava se posicionar. O objetivo era liderar a conversa e dar visibilidade às inúmeras ações humanitárias que estavam em curso no combate à covid-19, além de reforçar que as operações não podiam ser interrompidas para manter o abastecimento do país e as atividades essenciais em funcionamento. O Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), como representante institucional do setor de petróleo, gás e biocombustíveis há mais de 60 anos, liderou toda a comunicação.

Desafio

Para mostrar que as empresas de toda a cadeia produtiva de O&G, trabalham de maneira incessante para garantir a integridade e segurança das atividades operacionais e para prestar os serviços de suprimento de combustível e GLP ao país. A FSB desenvolveu para o IBP uma campanha digital que traz o conceito O Essencial Não vai faltar #EnergiaPara Superar.

A ideia-força é criar uma conexão conceitual com dois polos essenciais formado pelas pessoas e a própria condição da indústria. Ou seja: a energia humana + a energia para abastecer o país (e os setores mais importantes da economia). Ao abordar que “o essencial não iria faltar”.

A campanha também valorizava os trabalhadores da cadeira produtiva do setor, do poço ao posto, e trazia uma mensagem de esperança e solidariedade à população. 

Tático:

A campanha era composta de um vídeo-manifesto, pílulas em vídeos com depoimentos dos trabalhadores do setor, cards de sustentação com dados e ações humanitárias, além de Social SAC (para conversar com o público da campanha e que interagia com as causas do IBP nas redes sociais), Monitoramento de redes (para entender a repercussão) e branded content em veículos, como UOL, Estadão, Globo.com e Veja.

Resultados:  

Com uma estratégia de segmentação por públicos prioritários, a campanha se desdobrou no site (Além da Superfície), nas redes sociais e em portais como Estadão, Uol, Veja e Globo.com.

Em 8 semanas, alcançamos mais de 58MM de pessoas, mais de 91MM de impressões e mais de 27MM de visualizações de todos os conteúdos da campanha.