Clubhouse: saiba como fazer parte da rede social de áudios
1 de março de 2021
O que é Clubhouse?
O Clubhouse é uma nova rede social com plataforma apenas em áudio e com entrada apenas por convite. Diferente das redes mais populares atualmente, como o Tik Tok e o Instagram, lá ninguém precisa se preocupar com o filtro, com a luz e nem com a legenda das fotos e vídeos. As salas do clube acontecem simultaneamente e lá pensadores de todos os tipos discutem temas específicos. Se identificou e já quer virar membro? Saiba mais sobre essa rede que estourou no Brasil e no mundo depois de famosos entrarem em conferências para todo mundo ouvir.
Como funciona um clube como o Clubhouse e como eu entro?
Parte da explicação para o Clubhouse se tornar tão popular é a cara exclusiva que a rede tem: disponível apenas para iOS (sistema operacional do Iphone), o clube ainda não está disponível para celulares com o sistema Android. Além disso, para virar membro do Clubhouse você precisa ser convidado.
Ao entrar no site do Clubhouse aparece uma mensagem e o link para o aplicativo na Apple Store. Uma dica para quem ainda não recebeu convite é baixar o aplicativo, se cadastrar e esperar ser convidado por alguém para fazer parte.
Cada pessoa que entra como membro recebe dois convites, que são códigos a serem compartilhados com quem a pessoa decide convidar. Ao receber o seu convite você pode entrar no Clubhouse e se cadastrar, selecionando seus temas de preferência que ajudarão o aplicativo a compreender quais salas são mais interessantes de aparecer para você. Quando entrar você também pode sincronizar seus contatos de outras redes e escolher seguir salas e perfis de personalidades, assim você fica sabendo sempre que iniciar uma conferência imperdível.
Com o seu perfil de membro você também terá acesso aos seus dois convites, podendo convidar novas pessoas para serem membros. Aí que a rede fica mais interessante! Ao convidar e ser convidado você pode criar suas próprias salas para discutir temas de seu interesse, ouvir as conferências dos outros e ampliar muito a sua visão de mundo sem sair do sofá. E é tudo ao vivo, o que faz muita gente se programar para não perder a hora da sua sala favorita.
Assista também: Storytelling em tempos de mudança
Room: conheça as regras e como funcionam as salas do Clubhouse
O room (ou sala, em português) é onde toda a dinâmica da rede acontece. Cada sala comporta até 5 mil pessoas, por isso a importância de ativar as notificações e seguir as pessoas e salas de seu interesse para garantir a vaga. No room há moderadores, speakers e ouvintes. É possível estar na plateia e pedir a palavra, basta sinalizar a mão virtualmente e o moderador decide aceitar e liberar o seu microfone ou não. As salas também contam com chats privados para quem quiser entrar e interagir durante a conversa.

Como funciona um clube como o Clubhouse e como eu entro?
Quem está lá: famosos como Elon Musk (bilionário fundador da Tesla e do SpaceX), Mark Zuckerberg (CEO do Facebook) e a apresentadora Oprah Winfrey já estiveram na plateia e em salas exclusivas de discussão. No Brasil, o aplicativo Clubhouse estourou após o Boninho, Diretor da TV Globo ir para lá comentar a edição atual do Big Brother Brasil.
O Cluhouse tem regras importantes a serem seguidas para não ser banido da sala ou até da rede. É proibido gravar o áudio e as conversas não ficam armazenadas, porque a graça da rede é justamente trazer discussões exclusivas, para um público selecionado e que de fato se interessa no que está sendo discutido. O clube também tem uma série de regras de conduta para evitar discursos de ódio, preconceito e abuso por seus usuários.
Como em qualquer rede social, o Clubehouse se torna mais interessante conforme o membro filtra seus interesses e vai encontrando suas preferências. Veja umas dicas práticas para explorar o melhor do aplicativo e não deixe de baixar o e-book da FSB sobre o tema com muitas outras informações!
Entrei no Clubhouse e agora?
- Na lupa você consegue encontrar pessoas e salas para seguir. Já virão algumas sugestões com base no que você apontou como preferência quando se cadastrou.
- No envelope estão os seus convites. Escolha com critério quem vai convidar porque você é responsável pela atuação daquela pessoa na rede. Caso ela ou ele tenha alguma conduta que gere banimento, quem convidou também pode ser expulso – e é para sempre.
- Na parte de eventos programados você pode entrar no calendário e filtrar os que quer acompanhar. Também dá para programar os seus próprios eventos.
- O seu perfil de usuário, o feed e o sino de notificações do Clubehouse lembram os recursos de outras redes. Lá você pode configurar sua foto e bio, acompanhar contatos que acabaram de entrar, ver seus convites para entrar em clubes e quais são seus novos seguidores, por exemplo.
- No botão online (canto inferior direito da tela inicial) você consegue ver quem está ON! e puxar uma conversa.
- As salas ou room aparecem no feed e para iniciar a sua própria sala basta criar em start a room.
Somos especialistas na gestão de reputação e imagem, sempre atuando orientados a resultados. Temos nossa própria metodologia para entender, mapear e conectar todos os stakeholders a mensagens engajadoras nos canais de comunicação mais eficientes.
Veja também:
Comunicação empresarial: o que é, para que serve e qual é a sua importância
Relações Governamentais e Institucionais
Comunicação em home office: 3 lições de ouro para liderar seu time