BBB 2022: estudo da FSB Inteligência analisa comunidades on-line dos protagonistas da edição

9 de fevereiro de 2022

A FSB Inteligência elaborou estudo para entender como estão as comunidades da rede social Twitter formadas em torno dos perfis protagonistas do programa Big Brother Brasil 2022. Chamado de “Siga-me”, o estudo permite compreender interesses mútuos entre seguidores e afinidade de perfis com determinadas comunidades, por meio de uma análise da audiência compartilhada entre os perfis.

“O Siga-me é um estudo de audiência compartilhada no Twitter. Dentro de um cenário específico de perfis, como por exemplo marcas que oferecem serviços semelhantes, ou que possuem valores específicos, ou influenciadores de determinados nichos e até participantes de um reality show, são analisados os percentuais de seguidores em comum e exclusivos. Esse tipo de análise permite entender se há semelhança de interesse entre as audiências dos perfis analisados. Também é possível compreender se há bolhas de preferências por determinados perfis”, explica Katherine Angelo, líder do núcleo de Business Intelligence da FSB Inteligência.

Foram consideradas as bases de seguidores dos participantes, do diretor Boninho, do apresentador Tadeu Schmidt e dos perfis oficiais do BBB e do GloboPlay. O corte foi feito em janeiro de 2022.

 

 

 

 

 

Para a análise, foram considerados os números absolutos de seguidores vs o percentual de seguidores exclusivos dos perfis no Twitter. Confira os insights!

  • Os perfis do BBB e do diretor Boninho, além de apresentarem um alto volume de seguidores, também possuem uma base quase exclusiva de fãs. O que pode ser justificado pelo histórico do programa, que já está na 22ª edição;
  • Percebe-se que três participantes – Arthur Aguiar, Jade Picon e Brunna Gonçalves – apresentaram uma grande base exclusiva de seguidores, o que demonstra que eles possuem fãs fieis que, provavelmente, já acompanhavam suas carreiras antes do programa.
  • Do pipoca, os participantes que mais se destacam são Vyni e Eslovênia por possuírem uma base mais cativa de seguidores únicos.

O grafo abaixo mostra exclusivamente quem segue quem no Twitter. Katherine Angelo explica que o grafo permite entender a relação de influência dos perfis. “Quanto maior a bolha, mais seguido aquele perfil é pelos outros do grupo analisado. Com volumes maiores de perfis, é possível identificar clusters de preferências. Onde é possível determinar comunidades de influências específicas, nas quais determinado assunto tende a repercutir de forma mais intensa”, ressalta.

 

 

  • Os perfis mais seguidos são o @bbb, o diretor @boninho e os participantes @TiagoAbravanel e @LucasBissoli_. No entanto, o diretor não segue nenhum dos participantes e o ator Tiago Abravanel só não é seguido por Boninho, Tadeu Schmidt e Arthur Aguiar;
  • Inclusive o apresentador Tadeu Schmidt não segue nenhum dos perfis analisados. Já o Globoplay, além dos perfis @bbb, @boninho e @tadeuschmidt, segue o participante Tiago Abravanel;
  • Naiara Azevedo, Laís Caldas e Arthur Aguiar são os menos seguidos. Inclusive Arthur Aguiar não segue os canais oficiais BBB e Globoplay e nem o diretor Boninho. Ele segue somente os participantes do pipoca: Luciano Estevan (primeiro eliminado), Natália Deodato e Lucas Bissoli.

Já ouviu falar no Diagrama de Venn? O formato facilita a visualização de um número em comum dentro de dois conjuntos diferentes.

Cada perfil é representado por um círculo e a intersecção pintada em branco representa o número de seguidores em comum entre eles.

Quanto mais um círculo está contido em outro, mais seguidores em comum com o outro perfil ele tem. Nas representações acima nota-se que o perfil oficial do BBB divide 25% dos seus seguidores com o diretor Boninho, enquanto esse divide 40% dos seus seguidores com o perfil oficial. Isso mostra uma intensa relação de afinidade entre os perfis.

Já a base do BBB, Globoplay e Boninho é bem diferente da base do apresentador Tadeu Schmidt. Isso releva que o público do apresentador ainda não está bem conectado com os perfis do programa.

PIPOCA

Em geral o perfil do BBB compartilha uma parcela baixa de seguidores com os participantes do pipoca. Isso pode ser explicado, também, pela grande diferença na base de seguidores entre os perfis. Enquanto o perfil BBB tem mais de 5 milhões de seguidores, tem participantes com apenas 30 ou 20 mil seguidores.

Nota-se que Rodrigo Mussi, Vyni e Eslovênia, que possuem uma base mediana (entre 50 a 150 mil seguidores) compartilham mais de 45% de sua base de seguidores com o perfil oficial. Isso indica um alinhamento com as pessoas que se interessam pelo programa e que também mantém interesse nesses participantes.

CAMAROTE

Em geral o perfil do BBB também compartilha pouco da base de seguidores com os participantes do camarote, porém com percentuais maiores que o da pipoca. Destacam-se Tiago Abravanel e Arthur Aguiar com as maiores parcelas de seguidores em comum, pegando uma fatia de 3% dos seguidores do perfil oficial.

Já quando se observa os participantes, percebe-se que todos se mantem em uma margem de 14% a 29% de seguidores em comum com o perfil oficial, com exceção do Paulo André (11%) e Arthur Aguiar (9%), que possuem uma base bem independente. Outro fator importante é observar o tamanho da base, enquanto Paulo André tem apenas 149 mil seguidores, o ator Arthur Aguiar tem 1,7 milhão de seguidores. Isso mostra a força que o ator tem no Twitter em relação aos outros participantes.

Gostou do conteúdo? o material foi produzido pela nossa analista de BI, Taciana Paim.

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