Dia Mundial da Água com a Prolagos, uma empresa que cuida

22 de março de 2021

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é um importante marco de conscientização da população sobre a importância do recurso natural para a sobrevivência dos diferentes ecossistemas e pela garantia do direito humano à água limpa e potável.

Para celebrar a data, vamos relembrar uma ação de reputação concebida e desenvolvida pelo nosso time em 2019, para reposicionar a Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.

Criamos o conceito estratégico “A Prolagos é uma empresa QUE CUIDA”, assim como a hashtag #ApaixonadosPelaÁgua, com o objetivo de dar mais visibilidade para o papel fundamental em fornecer elementos vitais para a qualidade de vida de milhões de usuários por meio dos serviços prestados pela concessionária e, dessa forma, fortalecer a imagem e reputação da companhia e reduzir a inadimplência na carteira de clientes.

Um diagnóstico preciso para ações mais eficientes

Para criar o conceito e realizar estratégias Prigital (PR + Digital), elaboramos os perfis psicográficos dos moradores da região para criar diferentes linhas de comunicação com a população. Todos as personas foram inspiradas nos resultados da pesquisa de imagem realizada pela Prolagos, no diagnóstico de redes da empresa e em dados públicos do IBGE.

No diagnóstico, também identificamos que os usuários expunham nas redes sociais problemas do sistema, como abastecimento e cobranças indevidas, e eram diretamente impactados pelas ações da concessionária, com conteúdo informativo e contra boatos.

Trabalhando a reputação da marca

A partir deste cenário, criamos ações segmentadas de comunicação Prigital, com reforço de temáticas positivas para a imagem institucional da Prolagos, com exposição de iniciativas inovadoras, sustentáveis e sociais na Região dos Lagos. Ampliamos engajamento dos colaboradores com conteúdo segmentado nos canais proprietários, bem como criação de newsletter para investidores, órgão regulador e jornalistas. Em paralelo, elaboramos estratégia de relacionamento com influenciadores e mídia, bem como reforçamos iniciativas para redução da inadimplência.

Os resultados demonstram como a comunicação foi e continua sendo ferramenta estratégica para o negócio. A partir dos dados do Balanço Operacional da Prolagos – 2TRI19, constatamos que a a inadimplência alcançou o menor patamar em relação ao acumulado do período anterior em função das campanhas contínuas de incentivo a renegociação de contas em atraso, adesão ao pagamento via débito automático e programa de cortes de clientes inadimplentes. O volume faturado cresceu 6,5% em relação ao mesmo período de 2018, decorrente do crescimento na base de economias ativas.

Nossa experiência

Com 40 anos de mercado, somos a maior agência de comunicação corporativa do Brasil e da América Latina, e 33ª maior do mundo, segundo o portal The Holmes Report. Atuamos como uma consultoria de comunicação integrada, que tem o propósito de estabelecer relacionamentos sólidos para gerar resultados concretos para os negócios de seus clientes. Somos especialistas em gestão de crise e reputação de marcas e pessoas, com profissionais com ampla experiência em assessoria de imprensa, business intelligence, digital, design e produções audiovisuais, além de analistas políticos e o Instituto FSB de Pesquisa.

Vamos falar sobre a reputação da sua marca?
contato@fsb.com.br