Risoletta Miranda participa de debate na Casa do Saber

20 de março de 2014

Nesta quarta-feira (19), a diretora da FSB Digital, Rizzo Miranda, participou do debate Saúde e bem-estar: Dr Google promovido pelo jornal O Globo, na Casa do Saber.

A convite do cardiologista Cláudio Domênico, a diretora deu dicas de como usar a internet a seu favor, ao lado da Dra. Beatriz Vincent, doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ).

Dra. Beatriz e Rizzo destacaram a importância de analisar a credibilidade do conteúdo em questão. Sites governamentais e de instituições conhecidas têm menor probabilidade de erro de informação. Sobre os formatos, artigos científicos e pesquisas costumam ser disponibilizados em PDF.

Rizzo apresentou o conceito CyberCondríacos, caracterizando o novo perfil de pacientes, que assim como ela, sempre recorrem à internet para tirar dúvidas ou saber mais sobre determinada doença. Segundo as palestrantes, esse movimento mudou a relação médico x paciente, considerando que o questionamento das pessoas agora vem embasado em pesquisas com o Dr. Google.

Para se ter ideia, 53% da população chinesa se autodiagnostica baseada em pesquisas online, seguida da Nova Zelândia (49%), Estados Unidos (45%), Austrália (42%), Índia (36%) e Espanha (22%). Doença, médico e remédio estão entre os termos mais buscados no Google, nesta ordem respectivamente.

Além de citar projetos em que a tecnologia facilita a rotina do hospital, como o Google Glass que lê um QR code com o prontuário do paciente, Rizzo brincou “o vice de Deus é o Google”. Mas ressaltou que “a função do médico, além de identificar e curar é acolher. E isso o Google não faz”. Para finalizar prezou o bom senso ao usar a tecnologia afirmando “faça tech detox sem esquecer que internet é vida”.