Rizzo Miranda comenta conquista em Cannes

21 de junho de 2011

Ganhadores comentam Prata em PR

Quando souberam na manhã de domingo, 19, que o case “Paz Social” estava no shortlist da competição de PR Lions, Risoletta Miranda, diretora executiva de PR digital da FSB, e Ricardo Cota, Secretário de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, decidiram, em poucos minutos, sair do Rio e vir para Cannes. Eles acreditavam que, sendo finalista, o case levaria um Leão.


A aposta foi certeira. Com suas viagens e quartos de hotel reservados em menos de três horas, a dupla pegou um vôo noturno para a Europa e, quando pisou em solo na Riviera Francesa, no meio do dia desta segunda-feira, 20, o resultado de PR já estava decidido. Risoletta ligou o celular e ‘pimba’! Veio um SMS com a notícia: “Vocês ganharam Prata!”.

“Sempre apostei nesse case e sabia que tinha fortes chances de ganhar Leão em Cannes”, diz Risoletta. O trabalho é relacionado ao uso de redes sociais pelas principais autoridades do Rio de Janeiro durante a ocupação do Complexo do Alemão.
Para reagir às ações da polícia fluminense, bandidos principalmente relacionados ao tráfico de drogas passaram a efetuar uma série de ataques contra a ordem pública nas ruas. “Houve uma forte reação negativa nas redes sociais, principalmente por parte de formadores de opinião, falando de falta de segurança no Rio de Janeiro”, conta a diretora da FSB.

“O pânico estava criado e a população estava com medo e acuada”, cita Risoletta. Usando as redes sociais, a FSB começou a colocar o governador do Rio e os comandantes das polícias civil e militar explicando para os internautas, via Twitcam, como o poder público estava reagindo aos ataques dos bandidos.

Paralelamente, foi realizada uma campanha com a hashtag #paznorio – que a própria população carioca havia criado – para mobilizar as pessoas pela paz e fazer a população ver o que estava sendo feito pelo governo nesse sentido.
“Colocamos as autoridades olho-no-olho com a população e com isso as pessoas começaram a usar as redes sociais para defender o Rio, elogiar as iniciativas da polícia, o que amortizou os momentos de angústia da população”, explica Cota.

Ele considera que o Twitter e o YouTube foram decisivos para mostrar à população que a ação do governo contra o crime organizado era pra valer.

Para Risoletta, “as ações de PR em redes sociais se transformam em cases de sucesso quando transbordam para todas as mídias, on e off line”.

Segue o link da matéria: http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=53127