FSB ganha prêmio inédito em Cannes

21 de junho de 2011

Case desenvolvido para o Governo do Rio de Janeiro é premiado com Leão de Prata na categoria “Melhor uso de Mídia Social”.

O braço digital da FSB Comunicações, a FSB Digital, ganhou o Prêmio Leão de Prata no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na categoria “Melhor uso de Mídia Social”. A premiação foi para o case “Paz Social”, desenvolvido para o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Este prêmio é muito importante porque reconhece a qualidade do trabalho integrado de comunicação que a FSB realiza para o Governo do Rio, que sempre contou com o entusiasmo do governador Sérgio Cabral”, afirma o sócio-fundador da FSB, Francisco Soares Brandão.

“O prêmio tem um significado especial porque a FSB é a primeira agência de Comunicação Corporativa do Brasil a receber um Leão em Cannes pelo desenvolvimento de estratégias de comunicação nas mídias sociais”, complementa a sócia-diretora da FSB Digital, Maria Claudia Bacci. “Isso só foi possível a partir da visão extremamente moderna que o Governo do Rio tem sobre comunicação.”

O trabalho premiado consistiu na implementação de estratégias e ações de comunicação e relacionamento nas redes sociais durante o processo de retomada e ocupação da região conhecida como Complexo do Alemão pelas forças policiais, em novembro de 2010. O objetivo foi conquistar o apoio da população para a ação e evitar a divulgação de boatos e rumores infundados.

Com a cidade enfrentando uma onda de violência nos dias que antecederam a ação no Alemão, o trabalho representava um desafio para a equipe:
“A estratégia incluiu usar os canais oficiais do governo para combater boatos e, ao mesmo tempo, informar a população sobre as ações por meio das redes sociais, principalmente o Twitter. Colocamos porta-vozes da Secretaria de Segurança e policiais para conversar com os internautas por meio da Twitcam e no YouTube e conseguimos humanizar a operação”, explica a diretora-executiva da FSB Digital, Risoletta Miranda.

Apenas no Twitter, a estratégia adotada pela FSB atingiu mais de 4,9 milhões de perfis.

A descrição completa do case, incluindo seus resultados, e o vídeo apresentado aos jurados de Cannes podem acessados neste link: http://www.fsb.com.br/pt/cases/social-peace/